Tendencias

4 tendências do varejo para 2019

 

2019 já começou e os varejistas precisam ficar atentos às tendências do segmento. É preciso estar apto a mudanças para obter bons resultados.Conforme os avanços tecnológicos, o modo de consumo muda constantemente e traz cada vez mais praticidade e conforto para os consumidores.

Confira o post e conheça 4 tendências do varejo para 2019 e prepare-se para atender as novas demandas.

 

Integração da loja física com a loja virtual

Não é novidade que estar fora do mundo digital pode prejudicar o potencial competitivo do negócio, sobretudo no segmento varejista. Através da internet, o comércio eletrônico consegue atingir muito mais pessoas, sem mencionar a facilidade de comprar um produto com apenas alguns cliques.

A integração entre a loja física e virtual é muito importante na questão operacional, você cadastra/altera produtos, saldos e preços diretamente do software e as informações são alteradas automaticamente na loja virtual, evitando a operação da mesma tarefa mais de uma vez.

Outra tendência que vem da união entre a loja online com a offline é a opção de efetuar um pedido no site e retirá-lo em um ponto de venda. Você pode fazer essa integração através de um sistema de gestão.

 

Vender experiências

Quando temos uma agradável experiência, surge um desejo de vivenciar aquele mesmo momento muitas outras vezes, não é? A experiência do cliente em seu estabelecimento não deve ser diferente.

É preciso planejar e organizar sua loja para que o cliente se sinta satisfeito com todo o processo. Dessa forma, comece pelo atendimento. Seja claro e transparente em sua comunicação e oferte soluções adequadas para as necessidades do consumidor. Ser bem atendido pelo vendedor conquista clientes e aumenta a popularidade do estabelecimento.

Aposte também em música ambiente, uma exposição organizada dos seus produtos nas prateleiras ou até mesmo uma decoração temática para deixar o espaço da sua loja mais harmonioso e prazeroso.

 

Aplicativo próprio

Outra tendência que vem para mudar a forma de consumo no varejo é o uso de um aplicativo próprio da empresa. O uso dos smartphones para tarefas do dia a dia vem crescendo constantemente, principalmente quando o assunto é compras.

De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 51% dos internautas fizeram compras em app nos últimos 12 meses (dados de 2018). A agilidade e praticidade são os grandes fatores que contribuem para que esses números cresçam cada vez mais.

Com o investimento em um aplicativo próprio da sua loja, você pode oferecer soluções personalizadas para seus clientes. Uma estratégia bastante efetiva nesse canal é oferecer descontos exclusivos para compras no app, o que tem proporciona um aumento nas vendas.

 

Show rooms

Esta tendência impacta significativamente na forma de vender os produtos. As lojas físicas estão propensas a virarem show rooms, ambiente onde os clientes podem ter uma experiência mais profunda – ver, sentir, experimentar – com o produto. 

Por isso, as lojas tendem a ter estoques menores e equipes reduzidas, dando ênfase em proporcionar uma experiência de conforto e qualidade ao consumidor, permitindo que o mesmo possa vivenciar o uso do produto da melhor forma possível.

 

Essas tendências são apenas algumas indicações do que está por vir. É sempre importante ficar de olho nas novidades para aprimorar a experiência de consumo do seu estabelecimento.

Ter, 12 de Fevereiro de 2019

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