Centrium Sistemas - Business Intelligence é só para grandes empresas?
Business intelligence bi

Business Intelligence é só para grandes empresas?

O Business Intelligence é muito comum em grandes companhias, mas será que ela tem algo a oferecer a pequenas empresas?

As demandas do mercado estão em constante variação e, com a mudança da dinâmica entre consumidores e empresas, é preciso repensar as organizações. É nesse contexto que grandes empresas passam a investir em Business Intelligence (BI).

Durante muito tempo, os caminhos tomados pelas empresas partiam da intuição de seus dirigentes, influenciados pela experiência e conhecimento de mercado. Mas a era do simples “achismo” veio à declínio com o surgimento de novos mercados e tecnologias. A concorrência se tornou cada vez mais forte e os desafios para se manter na liderança do mercado se intensificaram.

Ou seja, com mais competitividade, se faz necessário encontrar caminhos mais consistentes e assertivos para tomar decisões. Coletar, gerenciar, distribuir e utilizar como insights os dados de uma empresa é o princípio da Inteligência Empresarial - ou Business Intelligence.

Mas será que o Business Intelligence também pode contribuir nas estratégias de pequenas e médias empresas?

O conceito de Business Intelligence

Ao contrário do que muito se pensa, o BI não é uma ferramenta, mas sim um conjunto de processos metodológicos que têm a função de identificar e aprimorar a gestão do negócio. É preciso haver uma inter relação entre três aspectos principais:

  • Coleta de dados - produtividade, aproveitamento de oportunidades, posicionamento de mercado, etc, tudo o que acontece na empresa é analisado com o BI para entender necessidades de melhoria.
  • Organização e estudo - todas as informações são compiladas em um banco de dados.
  • Ação - após o estudo e a tomada de decisões com base nos dados, é o momento de tomar decisões para solucionar as falhas.

Business Intelligence na prática

Imagine que você é CEO de uma empresa de varejo de roupas, deseja expandir sua área de atuação, mas não sabe onde investir. Já que o Business Intelligence é embasado em dados, você cria uma pesquisa e obtém respostas de seus clientes atuais, sabendo quais marcas eles mais gostam.

Com a organização e o estudo de tais dados você saberá com precisão em quais produtos investir. Lembre-se: as informações são reais e não apenas projeções. Isso faz toda a diferença no momento de tomar decisões.

Facilitar a tomada de decisões em todos os níveis organizacionais

O Business Intelligence permite uma visão panorâmica e uma gestão verticalizada de todos os níveis, realçando erros a serem corrigidos e facilitando o trabalho administrativo.

Saber qual decisão tomar é importantíssimo para alcançar o resultado esperado, por isso, uma visão apurada faz toda a diferença.


Você vai gostar de ler…

Sistema ERP aumenta a lucratividade?

Tendências do varejo para os próximos anos

Identificação de oportunidades

A BI permite reconhecer falhas, mas também identificar oportunidades. Pequenas, médias e grandes empresas: nenhuma delas está isenta à necessidade de inovar e investir em oportunidades inovadoras.

Ao investir em mercados ainda pouco explorados, é importantíssimo se respaldar de dados que tornam as escolhas muito mais assertivas.

Portanto, o Business Intelligence está longe de ser uma alternativa restrita às grandes corporações. Todo e qualquer negócio possui seus desafios individuais e manter a competitividade, independentemente do porte, deve ser uma prioridade.

Conte com um conjunto de ferramentas avançadas para analisar os dados da sua empresa! Entenda produtos de maior rentabilidade e tome as melhores decisões operacionais.

Clique aqui e conheça a BI da Centrium!

 

Seg, 28 de Outubro de 2019

CONTATO

Jaraguá do Sul - SC

Rua João Picolli, 104 - Apto 204

Centro / 89251-590

(47) 3371-7764

centrium@centrium.com.br


NEWSLETTER

Receba as nossas novidades