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Montar e-commerce: tudo o que você precisa saber

O comércio eletrônico não para de crescer no Brasil! Saiba o que é preciso para montar um e-commerce e prosperar nas vendas pela internet.

O comércio pela internet possibilita que uma loja alcance espaços antes limitados pela loja física. Ao montar um e-commerce, é possível realizar vendas para clientes de diferentes regiões, interagir com os consumidores de forma mais simples e funcionar horas por dia.

É por essas vantagens que o mercado de e-commerces tem crescido potencialmente no Brasil: pesquisa da BigData Corp e PayPal aponta que o número de lojas virtuais cresceu 37% em um ano no país.

Se você está decidido a aproveitar o bom cenário e montar seu e-commerce, confira tudo o que você precisa saber para ter sucesso.

Montar e-commerce: plano de negócios

Orçamento disponível, segmento de atuação, despesas envolvidas… todas as questões que, tradicionalmente, são abordados num plano de negócios de uma empresa física, também devem ser pensadas no plano de negócios de um e-commerce.

Montar um bom plano de negócios para a sua loja virtual é a base para fazer investimentos mais promissores e atingir seus objetivos com êxito. Se julgar necessário, conte com a ajuda de um profissional da área.

Identifique quais são as necessidades do mercado que você deseja atuar e monte um plano de negócios coerente e promissor.

Compreendendo o ecossistema de um e-commerce

Para montar um e-commerce, existe uma série de serviços que vão desde a gestão até as vendas da sua loja, propriamente. É importante compreender o papel de cada um desses serviços, pois eles influenciam diretamente na organização da sua loja e no seu relacionamento com os clientes.

Plataforma de e-commerce

Para montar sua loja, é importante contar com a tecnologia de empresas especializadas. No momento de escolher, reflita sobre as necessidades iniciais do seu e-commerce e, também, aonde ele pretende chegar.

Por exemplo: se você vai montar uma loja de calçados com 50 opções iniciais, mas pretende expandi-la e comercializar multimarcas no futuro - chegando a 200 opções - é preciso contar com uma plataforma que atenda à sua demanda.

Produção e logística

Qual é o volume de pedidos que você consegue atender? O que será preciso para  produzir, expedir e entregar os pedidos do seu e-commerce? Essas perguntas devem permear a estruturação da logística da sua loja - e da produção (caso os produtos sejam de produção própria).

Apesar de digital, sua loja depende de uma boa estrutura para armazenar os produtos, funcionários focados em cada função (atendimento, expedição de produtos, etc), software para controle de estoque, entre outros.

Toda a parte de planejamento do seu e-commerce depende, necessariamente, do tamanho dele. Por isso montar um e-commerce é uma atividade específica, que deve considerar todas as variáveis.

Sistema de Gestão - ERP

Contar com um sistema ERP é primordial para otimizar a gestão do seu e-commerce. Um bom sistema deve unificar todas as questões da sua loja, desde o estoque até a gestão da equipe.

Com toda certeza a criação de um e-commerce possibilita maior integração entre a sua loja e as obrigações administrativas.

Sistema de pagamento

É necessário escolher qual será a empresa de pagamento do seu e-commerce, ou seja, a empresa responsável por intermediar o pagamento entre seu cliente e sua loja. A terceirização do pagamento torna as compras mais seguras, evitando fraudes, e oferece auxílio na gestão.

Empresas de entrega

Afinal, qual será a empresa escolhida para entregas os pedidos dos seus clientes? Essa decisão deve considerar quais são as opções mais rentáveis, avaliando volume e peso dos produtos e endereço de entrega, por exemplo.

Dependendo da localização do seu cliente e do tamanho do produto vendido, uma empresa específica será mais coerente. Faça essa análise de acordo com a realidade do seu negócio.

Seg, 13 de Julho de 2020

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