Sem t%c3%adtulo 2

Por que o backup é tão importante para a empresa?

 

É quase impossível mensurar o tamanho do prejuízo para uma empresa caso houvesse a perda de todos os dados, não é? Saiba que este problema é comum em muitas empresas e, para solucionar o contratempo, é preciso gerar uma cópia protegida e segura dos dados.

Desta forma, explicaremos nesse post o que é e qual é a importância de fazer um backup:

 

O que é um backup?

O backup é uma cópia de segurança de dados de um dispositivo para restauração em caso de perda ou corrupção dos dados originais.
Esta cópia é extremamente importante para as empresas em função da grande quantidade de informações digitais armazenadas, pois é a única forma de recuperá-las caso sejam perdidas.  Veja os motivos para investir no backup dos dados da sua empresa:

 

Erros humanos

Existem duas formas de fazer um backup: manualmente e automaticamente. Ambas precisam de supervisão regular do profissional responsável por essa tarefa. Embora seja uma tarefa de suma importância, muitas vezes é designada a um “estagiário” ou outro colaborador que esteja no final da cadeia hierárquica da organização. Isso é um erro.
 
Fazer o backup manualmente significa que em determinados dias e horários, um funcionário se responsabilizará por fazer a cópia dos dados. Cuidado: esquecimento, preguiça e dúvidas do que copiar são alguns dos riscos de fazer o backup manualmente. A diretoria acredita que as cópias estão sendo feitas quando, na verdade, não estão.

Já no backup automático, é necessário definir uma ferramenta para criar cópias dos dados em períodos pré-agendados. Infelizmente, grande parte das organizações optam por utilizar ferramentas gratuitas que podem parar de funcionar e a empresa só fica sabendo após um desastre acontecer.

Por isso, em ambas as situações, é importante supervisionar regularmente para saber se as cópias de dados estão sendo feitas e testadas para garantir que estejam funcionando.

 

Risco de perder os arquivos

Imagine que o pior realmente aconteceu e você perdeu todos os dados da sua empresa. Quanto tempo sua empresa pode ficar fora do ar?
Nessa situação, apenas o backup resolverá o problema. Com um backup bem feito, você consegue restaurar todos os arquivos perdidos de forma rápida e segura.

O local de armazenamento do backup é uma importante questão a ser considerada em relação a perda de arquivos. O backup manual geralmente é armazenado na própria empresa em dispositivos como DVDs, HDs, pen drives ou em um servidor local. Servidores locais precisam de uma equipe de TI para gerenciar e fazer manutenções periodicamente, tornando a empresa dependente desses profissionais para a resolução de problemas. Também há custos com energia elétrica e refrigeração para manter o servidor funcionando normalmente. Além disso, o servidor local e outros dispositivos de armazenamento físicos estão suscetíveis a adversidades como roubo e desastres naturais.

 O backup automatizado possui vantagens: pode ser armazenado em nuvem e pode ser feito enquanto a empresa trabalha, sem a necessidade de interromper todas as atividades para executar essa tarefa. No caso do armazenamento em nuvem, os dados são armazenados em um datacenter fora da empresa que gerenciado por alguém especializado. Os custos são reduzidos apenas à contratação do serviço, dispensando gastos com infraestrutura ou energia elétrica.

Outra vantagem é que a capacidade de armazenamento do servidor remoto é flexível e os dados podem ser recuperados de forma rápida. Para este serviço, escolha uma empresa com credibilidade em mundial em segurança.


Aqui na Centrium, os backups são armazenados na nuvem Azure da Microsoft, considerada líder do setor em estabelecer requisitos de privacidade e de segurança transparentes. Para saber mais sobre a Microsoft Azure, clique aqui.

 

Você percebeu como ter cópias dos dados empresariais é indispensável, não é? Se você ainda não faz backups, chegou a hora de decidir o melhor para sua empresa. Quer saber mais sobre nossos serviços de gerenciamento de  backup? Clique aqui.

Seg, 12 de Novembro de 2018

CONTATO

Jaraguá do Sul - SC

Rua João Picolli, 104 - Apto 204

Centro / 89251-590

(47) 3371-7764

centrium@centrium.com.br


NEWSLETTER

Receba as nossas novidades