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Retenção de clientes: Como o CRM pode ajudar?

A retenção de clientes pode ser bastante vantajosa para sua empresa.

Você sabia disso?

Afinal, reter um cliente é mais barato do que conquistar um novo.

Nesse sentido, o CRM (Customer Relationship Management) exerce um papel fundamental.

Quer saber como esta ferramenta pode ajudar na fidelização de clientes?

Então confira os próximos parágrafos.

Por que investir na retenção de clientes?

Conforme dissemos, reunir esforços para converter leads em novos clientes requer um investimento maior.

Por outro lado, as ações para fidelizar os clientes que já consomem o seu produto custam bem menos.

Por essa razão, muitas empresas se preocupam cada vez mais em terem uma boa relação com os clientes. 

Em outras palavras, isso significa oferecer um atendimento de qualidade e uma boa experiência de consumo. 

Resumindo, a retenção de clientes ajuda a promover o equilíbrio financeiro da empresa, ajudando no crescimento do negócio. 

crm ajuda a reter clientes

Como o sistema CRM pode ajudar na retenção de clientes?

A princípio, se relacionar com o cliente significa se fazer presente e estar sempre próximo a ele.

Assim, fica mais fácil garantir que ele se lembre de sua marca. 

Mas, como construir esse relacionamento?

A boa notícia é que o software CRM pode te ajudar com isso. 

Veja o que você poderá fazer com o auxílio dessa solução:

Cadastro de clientes

E primeiro lugar, é preciso captar os dados importantes acerca do cliente. 

E para usar essas informações a favor da estratégia de fidelização, é fundamental cadastrar cada lead no sistema CRM. 

Afinal, com todos os dados em mão, você poderá conhecer mais sobre o público e suas preferências.

Gestão de oportunidades

Se o objetivo é a retenção de clientes, não basta fazer o cadastro.

Além disso, é indispensável manter contato com os leads ou com os clientes, mesmo após a concretização da venda. 

Essa tática é fundamental para ajudar o cliente na tomada de decisão e encurtar o processo de venda. 

Em outras palavras, o CRM permite gerenciar os leads para aumentar as chances de finalizar uma venda. 

Logo, estamos falando de um sistema que proporciona mais controle sobre as oportunidades, além de fazer o acompanhamento das tarefas diárias. 

Controlar o funil de vendas

Utilizar a ferramenta CRM traz ainda outra vantagem: poder controlar o funil de vendas. 

Mas, por que isso é relevante?

Bem, porque o funil representa a etapa no processo de venda em que ele está inserido. 

Por isso a empresa deve conduzir o lead até a etapa do funil em que ele está pronto para efetuar a compra.

Ou seja, com o CRM é possível saber todo o roteiro do processo de venda e entender também o que precisa ser feito para que o consumidor evolua na jornada de compra.

Analisar o lifetime value

O índice de lifetime value indica o quanto cada cliente vale para a empresa. 

Com essa métrica é possível verificar o investimento feito por consumidor e seu rendimento durante o relacionamento com ele.

Uma plataforma CRM completa permite que você, gestor, visualize esses dados para tomar decisões estratégicas. 

A partir disso, é possível desenvolver ações de marketing e alinhar a comunicação da empresa conforme os objetivos do negócio.

Enviar campanhas segmentadas 

Com o CRM também é possível trabalhar campanhas segmentas de marketing de conteúdo para cada tipo de cliente.

Dessa maneira, aquele que está no topo do funil receberá um conteúdo diferente daquele que está no fundo do funil.

Integrar outras soluções

As vantagens do software estão além da retenção de clientes.

Usando um bom CRM você ainda pode centralizar todas as operações do seu negócio, investindo em soluções que funcionam integradas ao sistema.

O ERP (Enterprise Resource Planning), por exemplo, proporciona muito mais controle ao gestor, que terá autonomia para gerenciar a empresa de acordo com as necessidades dela. 

É possível, por exemplo, integrar o departamento financeiro, o setor comercial para concretizar negociações de vendas com mais agilidade e segurança.

Por fim, o sistema CRM também possibilita automatizar os processos, tornando assim, as tarefas diárias mais eficientes e assertivas.

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Seg, 20 de Dezembro de 2021

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