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Tudo o que você precisa saber para escolher um CRM

Atualmente, gerenciar o relacionamento com os clientes é um requisito básico de um negócio em expansão.

Nesse sentido, o CRM cumpre um papel muito importante na gestão comercial de uma empresa. Isso porque é um sistema que tem o foco voltado para a relação do cliente com a organização.

De antemão, podemos afirmar que o CRM permite proporcionar ao consumidor uma experiência mais positiva durante todo o processo de venda.

Este artigo tem todas as informações que você precisa saber sobre a ferramenta. Acompanhe e veja ainda como escolher o melhor sistema.

Como funciona um CRM?

Antes de tudo, o CRM (Customer Relationship Management) é um sistema que permite registrar e organizar todos os pontos de um contato que um consumidor tem com o vendedor de uma empresa.

Na prática, funciona desta forma:

Quando o vendedor entra em contato com um cliente, o software CRM capta todas as informações como, nome, telefone, endereço, e-mail, quais ações a pessoa fez dentro do seu site, quais produtos ou serviços ela já comprou, etc. 

Resumindo, é uma plataforma que reúne as oportunidades, leads e clientes em um só lugar.

No entanto, vale esclarecer que o CRM não é apenas um sistema para organizar contatos; ele é mais que isso.

Trata-se também de uma estratégia para atrair mais compradores, personalizar o atendimento e trabalhar a fidelização de clientes.

Por que usar um software para gerir o relacionamento com o cliente?

A princípio, trabalhar com um CRM facilita muito a rotina do time comercial. Mas, além disso, os dados coletados e armazenados pelo sistema também são muito úteis no desenvolvimento de ações de marketing mais precisas.

Afinal, as informações contidas no software geram insights relevantes, que permitem um melhor entendimento sobre os desejos e dores do consumidor.

Além disso, a ferramenta apresenta outras vantagens, como:

  • Mais organização e controle sobre o processo comercial;
  • Unificação de dados em um único lugar;
  • Ajuda a vender mais, melhor e de forma mais ágil;
  • Foco voltado para as necessidades dos clientes;
  • Facilita a fidelização de clientes;
  • Permite entender as causas da perda de oportunidades.

CRM

Minha empresa precisa de um sistema CRM?

A era do Big Data gera mais competitividade entre os mercados. Além disso, os clientes, que estão cada vez mais exigentes, esperam por soluções eficientes e ao mesmo tempo ágeis.

Logo, podemos dizer que toda empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte, necessita de um software CRM. Afinal, o sistema permite não só planejar, mas também realizar ações customizadas com mais rapidez.

Além disso, ele ainda fornece análises que possibilitam ao gestor melhorar sua performance e obter resultados mais satisfatórios.

De todo modo, há alguns pontos de atenção que ajudam a identificar a necessidade de implementar a ferramenta na sua empresa.

Sendo assim, você deve usar o CRM quando:

O time comercial está concretizando poucas vendas – para facilitar a efetivação de uma venda, é preciso entender a jornada de compra do cliente em potencial.

Assim, os seus vendedores conseguem adotar uma abordagem direcionada e as chances de eles fecharem negócio aumentam consideravelmente.

O processo de vendas não funciona – quando seus processos não funcionam bem, você pode ter prejuízos, já que o trabalho não flui como deveria e os custos aumentam.

Sem contar que você terá dificuldade para responder às dúvidas dos clientes de forma rápida.

A tomada de decisões é baseada em dados imprecisos – se você ainda usa planilhas de excel e não tem acesso a relatórios precisos, fica mais difícil descobrir onde sua empresa está acertando ou errando.

Desse modo, suas decisões podem ficar comprometidas.

Como escolher o CRM ideal para o meu negócio?

Agora que você já sabe a relevância que o CRM tem na sua estratégia de negócio, é hora de contratar a solução.

Desde já, vale deixar claro que essa escolha   deve ser feita com cautela. Afinal, o ideal é implementar uma ferramenta que atenda as características do negócio.

Veja o que priorizar na escolha de um CRM:

Automação de tarefas

Um bom sistema CRM permite automatizar algumas tarefas repetitivas que antes deveriam ser feitas manualmente.

Assim, você terá mais autonomia para gerenciar sua equipe, que terá mais tempo para se dedicar a outras atividades mais importantes.

Integração com outros serviços

Procure saber se a plataforma escolhida trabalha de forma integrada com os sistemas que a empresa mais utiliza.

Afinal, esse é um detalhe importante, já que garante processos mais ágeis e informações sempre atualizadas.

Relatórios personalizados

Conforme falamos anteriormente, o CRM não é apenas uma ferramenta que registra os dados dos seus clientes.

Ou seja, é um software capaz de gerar relatórios para ampliar a capacidade de análise do usuário.

Resumindo, com esse recurso, a equipe de vendas pode otimizar o tempo focar nas vendas.

Capacidade de customização

Por fim, verifique se o software pode ser customizado de acordo com a necessidade e realidade do seu negócio.

Nesse aspecto, se sua empresa possui poucos funcionários e uma baixa complexidade de processos e informações, opte inicialmente por um CRM desenvolvido para organizações mais enxutas.

Assim, à medida que a empresa for crescendo, basta adicionar mais recursos e funcionalidades.

E então, conseguimos convencê-lo sobre a necessidade de implementação de uma plataforma CRM?

Esperamos que sim, pois, assim como você, queremos ver o seu negócio decolar.

E para que isso aconteça o quanto antes, que tal aprender um pouco mais sobre sistemas de gestão?

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Qui, 30 de Setembro de 2021

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