Blog

Vender na internet é fácil? Veja alguns erros comuns que podem afetar seu e-commerce

 

As vendas online estão crescendo de forma acelerada e ficar de fora do mercado digital pode prejudicar o potencial competitivo da empresa. Para ser ter uma ideia, a Black Friday de 2018, segundo o portal G1, cresceu mais de 20% em relação a 2017, alcançando R$ 2,6 bilhões.

Mas, todo cuidado é pouco: para atuar nesse segmento, é importante que o empreendedor e sua equipe de trabalho estejam capacitados, para que a loja virtual não feche antes mesmo de fazer sucesso.Veja os principais erros que você deve evitar ao abrir seu e-commerce:

 

Falta de foco

Assim que abrem uma loja virtual, muitos empreendedores querem vender de tudo. Esse tipo de estratégia não é indicada para empresas de pequeno porte, pois dessa maneira estarão competindo no mercado com grandes varejistas, o que pode resultar no fracasso do e-commerce. O recomendado é focar em nichos de mercado, aproveitando as oportunidades para atender de maneira efetiva uma pequena parcela do mercado.

 

Falta de planejamento

Muitos empreendedores acreditam que uma loja virtual não é tão complexa quanto uma loja física, o que os torna despreparados para atuar nesse mercado. É preciso conhecer as ferramentas de e-commerce e calcular os investimentos necessários para manter tudo funcionando adequadamente, para não acarretar em perda de lucro e competitividade.

 

Falta de divulgação e atualização

O marketing digital é essencial para o sucesso do e-commerce, pois é o responsável por atrair visitantes ao site. A loja virtual precisa de atualizações constantes para informar o visitante sobre as novidades e melhorar a experiência dentro do ambiente. Banners de promoções fora do prazo, vitrine sem renovação e poucos envios de e-mail marketing são alguns dos erros mais comuns que prejudicam o sucesso da loja. A solução é planejar, definir estratégias e determinar o investimento adequado em marketing digital, com alteração de banners, criação de campanhas e disparos de e-mail marketing para clientes com novidades e promoções.

 

Falta de integração com seu sistema de gestão

Para o controle e bom funcionamento da sua loja virtual, é preciso integrá-la ao seu sistema de gestão. Esta integração evita riscos ao cadastrar ou alterar produtos, saldos e preços manualmente no e-commerce, como erros de digitação e negligência na atualização, que podem resultar na perda de vendas. Por isso, é importante escolher um sistema de gestão confiável e que permita a integração ao seu e-commerce, para que os cadastros e atualizações sejam feitos diretamente no ERP e alterados automaticamente na loja virtual, evitando a operação da mesma tarefa mais de uma vez. Quer integrar seu e-commerce ao sistema de gestão? Conheça o Conector Centrium clicando aqui.

 

Você pode entender que entrar no mercado digital não significa que será mais fácil que administrar um negócio físico. Há muitos desafios no e-commerce e é preciso ter conhecimento sobre o assunto para administrar a loja virtual com sucesso.

Qui, 29 de Novembro de 2018

CONTATO

Jaraguá do Sul - SC

Rua João Picolli, 104 - Apto 204

Centro / 89251-590

(47) 3371-7764

centrium@centrium.com.br


NEWSLETTER

Receba as nossas novidades