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Vender na internet: por que não?

 

O modo de consumo está em constante mudança conforme os avanços tecnológicos, que trazem cada vez mais praticidade e conforto para os consumidores. Esta praticidade faz com que o cliente prefira adquirir um produto ou serviço de forma simplificada, sem precisar passar por todo o processo desgastante de compra. As vendas online estão crescendo de forma acelerada e os negócios que dependem exclusivamente da loja física podem perder seu potencial competitivo. De acordo com o Neoatlas, só no primeiro trimestre de 2018 as vendas no comércio eletrônico aumentaram 13,5 %, comparado ao mesmo período do ano passado.

Ainda tem dúvidas se vender na internet é uma boa opção? Confira alguns motivos para investir no comércio eletrônico:

 

Expansão de mercado

O comércio eletrônico tem se expandido no mundo a cada ano. Nosso país ocupa a 10ª posição no ranking de maiores vendedores online do mundo e a estimativa para o ano de 2018 é que o e-commerce some 5% no crescimento das vendas físicas e digitais. Estima-se ainda que o comércio eletrônico ultrapasse o físico em aproximadamente 10 anos.

 

Menor investimento

É certo que um e-commerce também exija investimentos, mas estes sãos menores que os de uma loja física, uma vez que não são necessários tantos recursos físicos e humanos. Os investimentos em um comércio virtual podem ser resumidos em encontrar um endereço virtual (domínio) para o negócio, escolher a plataforma para criar a loja, estabelecer os meios de pagamento, definir a logística de entrega e cadastrar os produtos.

 

24 horas por dia, 7 dias por semana

Além da loja virtual ter um alcance muito maior de pessoas do que uma loja física, as vendas através do e-commerce poderão ser efetuadas a qualquer momento e não apenas no horário comercial. Os clientes adquirem os produtos com mais facilidade e você nunca deixa de vender! Os horários de recebimento de pedidos e envio de produtos podem variar de acordo com sua disponibilidade, mas os mesmos não interferem nas vendas.

 

Venda para todo o Brasil

Você pode decidir atender um determinado estado, região ou até mesmo vender para o país inteiro! Estude a logística e pesquise as principais transportadoras e serviços de entrega, dando preferência àquelas que permitem o cliente realizar a consulta do valor exato do frete.

 

Sua loja nas grandes vitrines

Os marketplaces (conhecidos como shopping centers virtuais) são uma boa opção para quem quer começar a vender na internet, mas possui um orçamento limitado. Grandes empresas como Walmart, Americanas Mercado Livre oferecem espaços em suas lojas virtuais para que os comerciantes possam divulgar seus produtos. Em contrapartida, os vendedores devem dar uma porcentagem sobre os lucros.
A grande vantagem do marketplace é a visibilidade, já que os maiores e-commerces são acessados milhares de vezes ao dia, eliminando assim gastos com divulgação. Outro benefício do marketplace é a credibilidade, uma vez que seus produtos estão na vitrine de uma loja virtual de confiança, os clientes se sentem seguros em realizar uma compra.

 

Integração com o sistema de gestão

Com um sistema de gestão confiável integrado ao seu e-commerce, você cadastra/altera produtos, saldos e preços diretamente do software e as informações são alteradas automaticamente na loja virtual, evitando a operação da mesma tarefa mais de uma vez. Quer integrar seu e-commerce ao sistema de gestão? Conheça o Conector Centrium clicando aqui.

 

É necessário ter cuidado

A loja virtual precisa de atenção a todo o momento, bem como atualizações constantes para melhorar a experiência do usuário. As principais causas do fracasso de um e-commerce são a falta de conhecimento, planejamento e investimento. Banners de promoções fora do prazo, vitrine sem renovação e poucos envios de e-mail marketing são alguns dos erros mais comuns que prejudicam o sucesso da loja. A solução é planejar, definir estratégias e determinar o investimento adequado em marketing digital, com alteração de banners, criação de campanhas e disparos de e-mail marketing para clientes com novidades e promoções. 

 

Você pode ver que é importante entender as mudanças de comportamento do consumidor e adaptar o seu negócio para atender as demandas. Nesse caso, não ter uma loja virtual pode prejudicar sua capacidade de vendas, fazendo com que os clientes optem pelos produtos de seus concorrentes.
Se você ainda está indeciso sobre os resultados positivos para seu negócio com o e-commerce, confira aqui algumas histórias de empreendedores que cresceram através de lojas virtuais.

Ter, 06 de Novembro de 2018

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