Fazer pós-venda é uma tática fundamental para melhorar os resultados do seu negócio após a Black Friday. Por isso, o seu trabalho não termina quando o cliente finaliza a compra; aliás, ele está apenas começando.

Afinal, para continuar vendendo muito para os seus clientes ao longo de todo o ano, não basta oferecer produtos de qualidade e um bom atendimento. Além disso, é necessário nutrir um relacionamento duradouro com esses consumidores.

Além de fidelizar os clientes e lucrar mais com compras recorrentes, essa estratégia ainda ajuda a destacar sua marca no mercado.

Quer saber mais sobre o pós-venda e aprender a encantar seus clientes? Então não deixe de ler este conteúdo até o final.

Qual a importância do pós-venda para o seu negócio?

O pós-venda abrange uma série de ações realizadas com um cliente após ele efetivar uma compra com uma empresa. Como exemplo, podemos citar as comunicações enviadas, a oferta de novos produtos e benefícios, entre outras.

Mas, por que o pós-venda é tão importante para as empresas?

Bem, em geral, a conquista de um novo cliente pode custar muito mais caro do que manter um atual, ou melhor, de 5 a 7 vezes mais, para sermos exatos.

Nesse sentido, as ações de pós-venda servem para estreitar o relacionamento com os clientes, transformando-os em compradores frequentes e promotores da marca. Por essa razão, é importante ter em mente que o trabalho do time de vendas não termina quando o negócio é fechado. 

Ademais, trabalhar o pós-venda em sua empresa significa uma grande oportunidade para conquistar clientes leais à marca. Logo, investir em estratégias para estreitar relações com os consumidores após a finalização das vendas é essencial para garantir o crescimento e o sucesso do seu negócio.

Ilustração de homem e mulher apertando as mãoes. Ao redor palavras que ilustram os processos para um pós-venda de qualidade.

 7 ações de pós-venda para fidelizar clientes

Agora que você já sabe por que deve investir no pós-venda, está na hora de conhecer algumas estratégias para encantar o cliente e fazer com que ele queira comprar novamente em sua loja.

Confira!

1. Mantenha o cliente a par do status da compra

O pós-venda deve começar logo depois da conclusão da compra em seu e-commerce. Para não deixar o cliente ansioso, envie atualizações sobre o status do pedido. 

Uma boa maneira de mantê-lo informado durante esse processo é enviando uma mensagem personalizada, seja por e-mail, SMS ou WhatsApp, comunicando sobre o status de cada etapa do processo, desde a confirmação do pedido até a entrega.

Além disso, ofereça uma forma de acompanhar ou rastrear o pedido após o envio. Assim, você deixa o cliente tranquilo, além de passar confiança.

2. Aproveite as datas comemorativas para fazer pós-venda

Datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais são uma excelente oportunidade para mostrar ao cliente que você se lembrou dele.

Portanto, aproveite essas ocasiões para ofertar um cupom de desconto. Você também pode enviar um brinde exclusivo àqueles que comprarem no seu site no mês do próprio aniversário.

Mas, para colocar essa ação em prática, é fundamental contar com o auxílio de uma ferramenta que reúna o histórico dos clientes, como um CRM, por exemplo.

3. Valorize o cliente com campanhas e promoções exclusivas

Que consumidor resiste a um desconto?  Estimule os clientes a comprarem novamente com você, ofertando benefícios exclusivos, como cupons de desconto, frete grátis, brindes e outras ofertas especiais.

Aqui, vai uma dica: faça campanhas de e-mail marketing segmentadas conforme o perfil, o histórico de compra e as preferências dos consumidores. Assim, você vai conseguir agregar valor a todos os compradores.

Além disso, o e-mail é o canal de comunicação ideal para divulgar as novidades da loja em primeira mão.

4. Aposte nos programas de fidelidade

Os programas de fidelidade, assim como os descontos, são uma estratégia muito eficaz para incentivar os clientes a voltarem em sua loja.

Essa estratégia consiste em conceder pontos a cada compra feita, ou seja, os consumidores acumulam pontos que podem ser trocados mais tarde por descontos especiais, brindes e outros benefícios.

Mas, tome cuidado para não prometer algo que você não conseguirá cumprir, pois isso certamente vai gerar insatisfação nos consumidores, e prejudicar a imagem da sua marca.

5. Entregue conteúdos de valor

Para cultivar os clientes você precisa nutrir um relacionamento com eles, certo? O Marketing de Conteúdo é a ferramenta certa para isso, afinal, ela permite que você mantenha contato frequente com eles, gerando valor com conteúdos relevantes.

Os conteúdos podem ser veiculados em diferentes canais e formatos, como posts nas redes sociais, artigos para blog, vídeos no YouTube e campanhas de e-mail marketing.

Aqui, o mais importante é considerar os interesses e reais necessidades do seu público, relacionando-os com o seu negócio, ok?

6. Ofereça um atendimento humanizado

Não se esqueça de que o atendimento também é um importante aliado do seu pós-venda.

 Mesmo após concluir a compra, é possível que o cliente tenha dúvidas ou problemas com a entrega e recebimento do produto. Logo, ofereça canais de atendimento eficientes para os clientes entrarem em contato. 

Existem ferramentas que podem agilizar esse processo. Os chatbots, por exemplo, são excelentes opções para reduzir o tempo de espera do cliente durante o suporte. No entanto, lembre-se de prestar um atendimento humano e empático.

Durante o atendimento os clientes devem sentir que estão sendo ouvidos e que a sua empresa está fazendo o máximo possível para solucionar as suas necessidades, contribuindo para uma boa experiência de compra em sua loja virtual.

7. Automatizar processos

Para conseguir atender toda a demanda de sua loja, fazendo um pós-venda dedicado e preciso, você precisa de tempo, concorda?

Para isso, utilize ferramentas que automatizem não somente os contatos com seus clientes mas também seu processo de venda. 

Invista na integração de seu ecommerce com seu sistema de faturamento e estoque, agilizando os processos e te deixando mais tempo para fidelizar seus clientes.

E então, gostou das dicas? Agora é só colocar em prática para entregar uma experiência inesquecível aos clientes. E para realizar um pós-venda eficiente é indispensável contar com um sistema de gestão inteligente para e-commerce. Com o ERP Centrium você ganha mais produtividade e acelera suas vendas.