Precificar os seus produtos ou serviços corretamente é uma estratégia essencial para qualquer empresa.

Afinal, o preço está diretamente relacionado à saúde financeira do negócio, sendo determinante para o seu crescimento.

Em síntese, ele deve cobrir todos os custos envolvidos na produção e comercialização do produto, além de gerar lucro, é claro.

Contudo, para encontrar o valor ideal de um produto, não basta analisar a concorrência, é preciso planejar.

Parece complicado?

A boa notícia é que existem algumas práticas para te ajudar a acertar na hora de precificar seus produtos e serviços.

Continue lendo este conteúdo para conhecê-las.

Como Precificar corretamente - Construção da precificação

Qual a importância da precificação?

A princípio, precificar um produto de forma adequada é muito importante para garantir a prosperidade da sua empresa, pois colocar um preço alto demais pode afastar os clientes, enquanto colocar um preço muito baixo pode comprometer o fluxo de caixa.

Logo, a definição do preço requer estratégia, ou seja, ela deve considerar diversos fatores, como os custos, o comportamento do mercado, a percepção de valor, etc.

Podemos dizer que a precificação influencia diretamente no sucesso do negócio. Além de ajudar a equilibrar as despesas e a atingir o lucro desejado, o preço também precisa atrair e entregar valor ao consumidor.

Mas, lembre-se de que valor é diferente de preço, pois diz respeito a critérios intangíveis.

Em geral, o valor de um produto está ligado à percepção dos clientes em relação aos benefícios e diferenciais apresentados. Logo, também ajuda a determinar o quanto eles estão dispostos a pagar por esse produto, sem considerar apenas os custos de produção.

Por fim, você ainda deve dar muita atenção à precificação dos produtos porque, se feita corretamente, traz muitas vantagens para o seu negócio, como:

Como Precificar um produto corretamente?

Agora, veja o que fazer para precificar seus produtos da forma certa:

Faça o cálculo dos custos variáveis

Em primeiro lugar, preocupe-se com os custos envolvidos no negócio, pois há despesas que acabam influenciando na produção de um produto.

Desse modo, além de incluir as despesas fixas, faça uma estimativa dos custos variáveis para entender como será o pagamento de gastos como, por exemplo, conta de energia elétrica, custos de entrega, horas extras dos funcionários, etc.

É importante ter clareza ao contabilizar os custos variáveis para não ficar no vermelho no fim do mês.

Estabeleça a margem de lucro

Conforme se sabe, a margem de lucro ideal para cada negócio difere. Nesse sentido, o mais importante é que, após pagar as contas do mês, você ainda tenha uma margem financeira que lhe permita ganhar dinheiro com as operações.

Portanto, venda melhor do que comprou.

Análise o mercado

Outra estratégia essencial é estudar a concorrência. Assim, você terá um parâmetro para precificar seus produtos.

Talvez você esteja se perguntando: preciso cobrar os mesmos preços que meus concorrentes?

A resposta é “não”. No entanto, é importante manter uma média aproximada.

Isso porque, quando empresas que oferecem soluções similares praticam preços muito distantes, os consumidores tendem a escolher a empresa que oferece os melhores preços.

Mas, vale lembrar que o valor agregado e a percepção da marca influenciam na decisão de compra do consumidor e podem fazem com que muitas empresas pratiquem preços mais altos que seus concorrentes diretos.

Entenda o seu regime tributário

A cobrança de impostos é realizada sobre todos os produtos e serviços contratados, e geralmente é controlada geralmente, por meio da emissão de notas fiscais.

Mas, é preciso ter atenção aos impostos, sobretudo, porque eles variam conforme o sistema de tributação de cada empresa.

Portanto, é fundamental entender bem sobre o regime tributário do seu negócio para precificar sem onerar as contas da empresa.

Agora, você já conhece algumas das estratégias necessárias para fazer a sua precificação de maneira correta, veja como fazer o cálculo de preços.  

Achou nossas dicas de precificação complicadas? Inicialmente, pode até parecer desafiador, mas é algo indispensável para as empresas que desejam ter um crescimento saudável.

Por fim, se você tiver dificuldades com a precificação dos seus produtos, deixe o Centrium fazer isso por você.

O sistema possui uma funcionalidades que permitem não somente o cálculo automático dos preços e custos dos produtos no momento da compra, como também calcula o custo médio considerando o estoque atual de sua empresa no momento da compra, e pode trabalhar com a estrutura de produtos e
processos de produção para identificar de forma precisa o custo dos produtos que estão sendo fabricados numa indústria.

Além disso, o sistema controla múltiplas listas de preços com margens diferentes para que, no momento da venda, seus vendedores consigam ter versatilidade na negociação com o cliente.

Quer se aprofundar no assunto?

Confira a seguir cursos do Sebrae que poderão ajudar nesta difícil missão de todo empreendedor.

Curso Gratuito – Gestão de Custos

Curso Gratuito – Formação de Preço de Venda

Curso Gratuito – Controle de Gastos na Indústria

Curso Gratuito – Controle de Gastos no Comércio

Não perca nenhum conteúdo do nosso blog. Inscreva-se abaixo e receba tudo em primeira mão.