O sistema ERP para varejo é uma solução vital para o crescimento empresarial.

Isso porque ele centraliza e organiza as informações de todos os setores da empresa para facilitar a execução dos serviços e tornar as tomadas de decisão mais estratégicas. 

A melhoria contínua desse tipo de sistema leva as empresas a adotarem o ERP como principal ferramenta de gestão empresarial.

Mas como escolher o melhor ERP para o comércio varejista?

Acompanhe o artigo e veja como encontrar o ERP ideal para o seu negócio.

via GIPHY

Como funciona o sistema ERP desenvolvido para varejo?

O ERP (Enterprise Resource Planning) é um software criado para integrar os departamentos da empresa, centralizando os dados para gerar informações que permitam aumentar a eficiência do negócio. 

Em outras palavras, o sistema ERP para varejo padroniza os processos internos, permitindo acesso rápido a informações que envolvem o atendimento ao cliente e o fluxo de pedidos ou vendas. 

Com um bom sistema de gestão, sua empresa terá melhores resultados. Afinal, o ERP automatiza as tarefas manuais, eliminando o retrabalho e reduzindo o risco de erros. Desse modo, é uma excelente opção para quem deseja consolidar o crescimento da empresa, buscando novas oportunidades de negócio.

Funcionalidades de um sistema ERP para varejo

O ERP para varejo conta com diversas funcionalidades para facilitar a rotina operacional da sua empresa. 

As mais relevantes são:

PDV para vendas rápidas

A função PDV ou Ponto de Venda é direcionada às lojas que vendem seus produtos em local físico.

Ela permite que você inclua os produtos vendidos, informe descontos, escolha a forma de pagamento e emita a nota fiscal.

Além disso, com um bom PDV, o vendedor poderá prestar um atendimento ágil, selecionando qualquer produto por descrição, SKU (unidade cadastrada), GTIN (identificador de item) ou utilizando um leitor de código de barras.

Controle do estoque

O ERP também permite que você faça uma completa gestão do estoque.

Ou seja, você pode separar pedidos com rapidez, identificar os produtos com maior giro, verificar a mercadoria parada e acompanhar a necessidade de reposição de mercadorias.

Emissão de nota fiscal eletrônica

O sistema ERP para varejo ainda automatiza tarefas, como o cálculo de impostos, autorização da NFe na Sefaz e envio da nota ao cliente.

Assim, é possível evitar erros na hora de fazer a transmissão à Secretaria da Fazenda (Sefaz), que avalia as informações e autoriza a emissão.

Relatórios gerenciais estratégicos

Por fim, o sistema também fornece dados para gerar relatórios que permitam acompanhar de perto os indicadores do negócio. 

Vale destacar que essas informações ajudam os gestores a tomar decisões mais assertivas, que propiciam ao negócio um crescimento sustentável. 

Gerenciamento de Retaguarda em Web

Em tempos tão conectados, ter um sistema de retaguarda 100% web é o que você precisa para ter uma gestão eficiente de qualquer lugar.

Além disso, garanta que outros gerentes ou sócios do seu negócio também possam compartilhar a tarefa de gerenciar toda a retaguarda da sua loja.

ERP para varejo - escolha

Dicas para escolher o melhor ERP para Varejo

Atualmente, existem muitas opções de softwares no mercado, mas nem todos os ERPs entregam as funcionalidades que você precisa.

Nesse sentido, é preciso ter cautela ao escolher o sistema para sua empresa.

A seguir, separamos algumas dicas que te ajudarão a encontrar o ERP certo para o seu negócio. 

Considere as funcionalidades

Antes de implementar um ERP em sua empresa, faça um levantamento das funcionalidades que você precisa para otimizar o dia a dia do negócio.

Assim, há mais chances do sistema atender às suas expectativas. 

Conheça as necessidades do negócio

Se você não sabe quais são as necessidades do seu negócio, fica mais difícil definir os pontos críticos para fazer as melhorias necessárias. 

Portanto, para aumentar a eficiência da empresa, estude todos os aspectos do negócio com profundidade. 

Avalie o suporte

Outro ponto que você deve observar ao adotar um software ERP é sobre o suporte oferecido pela empresa contratada.

Afinal, você vai precisar de auxílio caso tenha dificuldades ou problemas ao utilizar o sistema.  

Integração entre as funcionalidades

Verifique se as funcionalidades da plataforma escolhida conversam entre si, afinal, essa é uma característica fundamental para a otimização dos processos.

As ações do time de vendas, por exemplo, impactam diretamente os times de compras, finanças e logística.

Avalie o custo-benefício

Uma ferramenta com um bom custo-benefício é aquela que atende às necessidades da empresa e, ao mesmo tempo, oferece bons resultados e retorno financeiro. 

Portanto, ao escolher o sistema ERP para varejo, avalie todas essas variáveis e não apenas o preço final. 

Como você pode perceber, a escolha de um ERP requer atenção a muitos detalhes. 

Além de considerar as dicas que trouxemos aqui, vale á pena também estabelecer um objetivo claro, pois isso te ajuda a entender o que o sistema deve ter para atender às necessidades da empresa.

Ademais, é importante projetar o futuro do negócio, assim fica mais fácil encontrar uma solução que contribua para você obter os melhores resultados. 

E agora que você já sabe como escolher o melhor ERP para Varejo, que tal dar uma olhada em todas as soluções que a Centrium oferece ao mercado desde 1995?