Quem trabalha com e-commerce precisa pensar em estratégias para melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas.
Uma dessas táticas é ajudar o cliente a economizar com o pagamento do frete, afinal, o custo elevado da entrega é um dos principais fatores para o abandono de carrinho, o que pode prejudicar o sucesso da sua loja virtual.
Portanto, além de aprender a calcular o custo do frete, é importante que você saiba quais medidas ajudam a reduzir o valor do frete.
Neste artigo, daremos algumas dicas de como controlar o frete, evitando que o cliente pague um valor muito alto.
Então não deixe de conferir!
Como calcular o valor do frete
Em geral, um e-commerce realiza a entrega de mercadorias em parceria com empresas de logística, e por essa razão, muitas vezes o gestor não tem controle sobre o custo e o cálculo do frete.
Antes de tudo, é importante dizermos que, para calcular o preço do frete, é importante considerarmos alguns fatores chamados:
Distância:
Corresponde ao percurso entre o endereço de partida do produto e o local de entrega ao cliente final. Essa é uma variável relevante e que, muitas vezes, é a responsável pela alta no valor da entrega, afinal de contas, o Brasil possui dimensões continentais e muitos clientes moram em regiões periféricas.
Portanto, para resolver o problema, uma boa estratégia é encontrar fornecedores do mesmo produto em diferentes pontos geográficos.
Peso:
Além disso, o cálculo do frete também considera o peso das mercadorias, ou seja, quanto mais pesado for o produto, mais tempo, esforço e cuidados serão exigidos da equipe de logística.
O peso da encomenda está diretamente ligado ao próximo fator do cálculo, o volume. Por isso é importante antes mesmo de começarmos a comercializar algum produto, conferir essa especificação, até mesmo para saber se vai compensar vendê-lo em sua loja virtual.
Volume total da remessa:
O terceiro fator é o volume.
No Brasil, o frete normalmente é feito em caminhões-baú ou veículos menores, então, cada centímetro de espaço é valioso e interfere no valor final.
Além disso, se o produto é leve, mas requer muito espaço físico, o custo do frete certamente será maior.
Existem ainda outros fatores que também podem influenciar no custo do frete, a saber:
Entrega Rápida:
Em geral, as operadoras de logística contam com programas de entrega mais rápidos do que as normais, lembrando que esse é um serviço opcional e sob demanda de cada cliente.
Entretanto, essa agilidade tem um preço que pode elevar bastante o custo final do frete.
Seguro:
Essa é uma variável aplicada a produtos de alto valor agregado, objetos frágeis ou raros.
O seguro pode cobrir o cliente ou e-commerce caso o objeto de entrega for danificado, perdido ou roubado.
Afinal, como calcular o valor do frete?
Antes de tudo, é preciso saber quanto o frete representa do valor total da sua venda.
À medida que o custo se equipara ou até supera o preço do produto comercializado, torna-se mais difícil concretizar a venda.
Desse modo, você precisa relacionar o custo do frete ao preço total da venda e entender o quanto ele representa.
Para isso, use a seguinte fórmula:
Representatividade (%) = custo do frete (R$) / preço total da venda (R$) x 100
Exemplo:
O seu produto custa R$600,00 e o frete custa R$120,00, o valor total da sua venda é R$720,00 e a representatividade do frete é de 20,00% dela [(120,00 /600,00) x 100 = 20,00]. Quanto menor o percentual de representatividade, melhor.
Como evitar que o valor do frete fique caro para o cliente?
A seguir, você verá algumas dicas para controlar o custo do frete, mas sem precisar reduzir a margem de lucro, o que é ainda melhor.
Então, observe o que você pode fazer para tornar o valor mais atrativo para o cliente.
Faça uma análise de dados
Em primeiro lugar, você precisa entender porque o preço está muito alto.
Para isso, avalie as últimas vendas realizadas, além de calcular o valor do frete e sua representatividade.
Para encontrar a resposta, descubra o que as vendas com custos de frete proporcionalmente mais alto têm em comum.
Faça parcerias com operadores logísticos
Outra maneira de controlar o preço do frete é através de parcerias estratégicas com as empresas de logística.
Tente fechar um plano de entregas, de modo que o custo final do frete torne-se menor e mais acessível à sua loja virtual.
Além disso, vale negociar uma taxa de desconto que possa ser repassada a seus clientes.
Lembre-se de já ter uma meta em mente, pois assim fica mais fácil atingir melhores resultados.
Aumente o valor do ticket médio
Conforme vimos, à medida que a representatividade do frete aumenta, fica mais difícil finalizar uma venda.
Então, os clientes sentem que estão pagando muito caro e que finalizar a compra pode não ser uma boa ideia.
Contudo, você pode reverter a situação, aumentando o ticket médio das vendas.
Mas, como fazer isso?
Publique e sugira produtos mais caros ou em maior quantidade, de modo que o custo torne-se menos representativo e importante para o fechamento.
A melhor forma de fazer isso é apostando na oferta de kits de produtos.
Outra maneira é oferecer frete grátis nas compras a partir de determinado valor. Assim, os clientes tendem a incluir mais itens no carrinho.
Como resultado, você terá um ticket médio mais alto e margem financeira para trabalhar o custo do frete.
Por fim, é bom lembrar que essas estratégias podem ser muito vantajosas, rendendo bons resultados para o e-commerce.
Mas, para não ter prejuízos, é importante ter bastante cautela na hora de trabalhar o frete.
Para otimizar o processo e não errar na análise de dados, nem nas decisões, o ideal é contar com um sistema de gestão de e-commerce.
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