O CRM é um sistema muito útil para o gerente comercial, afinal, estamos falando de uma ferramenta de gestão bastante estratégica. Além de facilitar o relacionamento com os clientes, o software também foi pensado para otimizar a rotina de trabalho deste profissional.
Dentre os benefícios que o CRM (Customer Relationship Manager) oferece para a área de vendas, podemos mencionar o gerenciamento da equipe, além de uma visão macro dos resultados obtidos.
A seguir, veja como o CRM ajuda a organizar e aprimorar os processos no departamento comercial.
A importância do gerente comercial
O gerente comercial tem uma importância relevante na conquista de novas oportunidades de negócio.
Isso porque suas habilidades são indispensáveis para que a empresa tenha um bom desempenho nas vendas.
Mas esta não é a única competência do gerente comercial.
Além disso, ele ainda deve ter uma visão estratégica sobre diversos aspectos.
Ele precisa, por exemplo, saber estruturar o time para potencializar a entrega de resultados de cada um.
Além disso, o gerente comercial também deve organizar os fluxos de trabalho do setor, identificando os gargalos, a fim de melhorar os processos, tornando-os mais ágeis e eficientes.
Qual é o papel do CRM na gestão comercial?
A Transformação Digital já é uma realidade no dia a dia das empresas.
Logo, é importante que o gerente comercial esteja atualizado em relação às tecnologias.
Assim, ele terá condições de fazer um gerenciamento eficaz e focado em ajudar no crescimento da empresa.
Com o auxílio do CRM, por exemplo, o gerente poderá desenhar estratégias para conquistar e fidelizar mais clientes, abrindo mais vantagem competitiva no mercado.
Além disso, o sistema também pode auxiliar o gerente comercial a:
Acompanhar as etapas do funil de vendas
O funil de vendas é um modelo que representa a jornada de compra do cliente até a conversão.
É essencial que o gestor comercial acompanhe essa jornada para criar estratégias eficazes que façam o lead avançar no funil.
E como o CRM atua nesse processo?
Bem, o CRM permite que o gestor conquiste mais leads e os transforme em oportunidades concretas de vendas.
Desse modo, o gestor poderá gerir essas oportunidades, orientando a equipe a entrar em contato e fazer uma abordagem assertiva.
O CRM ajuda o gerente a gerar mais leads
O sistema CRM também contribui para a geração de leads, oferecendo uma base de metas mensuráveis, tornando mais fácil o acompanhamento das oportunidades de venda, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Ou seja, o software de gestão é primordial para estreitar o vínculo entre a empresa e os consumidores, aumentando a fidelização de clientes.
Além disso, com o CRM é possível identificar o perfil dos leads e assim alinhar com o time de marketing as segmentações ideais para campanhas e ações digitais.
Automatizar os processos comerciais de maneira integrada
O CRM ainda facilita a automação comercial, já que o sistema pode ser integrado ao ERP da empresa.
Em outras palavras, o departamento comercial estará conectado a outras áreas, como financeiro, administrativo, RH, etc.
A principal vantagem dessa integração é a transparência na comunicação e maior sinergia entre as equipes.
Se você precisa melhorar a relação com os clientes e aprimorar os processos comerciais da empresa, o CRM certamente é a solução certa.
Além disso, definir bons KPIs também te ajuda a ter resultados de vendas mais significativos. Veja quais são os indicadores de performance mais relevantes para o setor de vendas.
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