Fundada em 2007, a Home Sport Center é uma varejista catarinense especializa em materiais esportivos.
Com o objetivo de atender as necessidades e expectativas dos clientes, a loja comercializa uma infinidade de produtos das melhores marcas do mercado, desde itens para torcedores a equipamentos para treino em casa.
Oferecendo um atendimento de excelência e o melhor custo-benefício, a Home Sport Center já era sucesso entre os adeptos da prática de esportes. A empresa foi crescendo e, para proporcionar uma experiência de compra ainda mais positiva ao consumidor, decidiu expandir suas operações, buscando reduzir a necessidade de ampliar sua estrutura.
Em 2016, a loja ingressou com vendas online em marketplaces, e não demorou muito para começar a enfrentar algumas dificuldades que poderiam prejudicar o desenvolvimento do negócio.
Veja o depoimento da Jéssica Gesser.
Desafio
Com o passar do tempo, à medida que o volume das vendas online aumentava, a loja começou a enfrentar dificuldades com o controle de estoque.
Além disso, tarefas como recebimento e faturamento de pedidos, emissão de NF e gestão financeira tornaram-se morosas , passando a gerar retrabalho, já que tudo era feito manualmente.
A partir disso, surgiu a necessidade de automatizar a parte administrativa e operacional do e-commerce. Para isso, seria necessário conectar as operações do marketplace ao sistema de gestão da loja física.
Somente dessa maneira, a Home Sport Center teria condições de vender mais, com uma gestão de estoque eficiente, garantindo assim, a satisfação de seus clientes.
Solução
Para interligar os processos de venda online e física e facilitar o controle de estoque, a Centrium desenvolveu um sistema de gestão inteligente.
O ERP Centrium criou a integração do sistema com a Tray, e posteriormente evoluindo para a TrayCorp, plataformas do marketplace especializadas em potencializar as vendas online. Desse modo, o Centrium passava a enviar as informações dos produtos e estoques à integradora que, por sua vez, repassava aos marketplaces. Na chegada de novos pedidos online, a integradora retorna para o ERP, que normaliza estes pedidos e os integra ao processos de gestão da Home Sport Center.
Além disso, foram desenvolvidas integrações do software também aos Correios e transportadoras, gerando automaticamente as etiquetas e alimentando os sistemas externos destes prestadores. Assim, todo o processo de venda passa a ser automatizado, desde o cadastro do produto, passando pelo recebimento do pedido até a preparação para entrega ao cliente.
Resultados
O processo de integração permitiu que a Home Sport Center ganhasse mais escalabilidade e tração, ampliando os canais de venda, sem aumentar o tempo com a execução do trabalho burocrático, já que o estoque e o faturamento de pedidos passaram a ser gerenciados automaticamente pelo ERP Centrium.
Com um sistema de gestão 100% em nuvem, a empresa tem todas as informações de pedidos, pagamento, notas fiscais, estoque e entregas de todos os seus marketplaces em uma única plataforma, podendo acessá-las a qualquer hora e de qualquer lugar.
“Todo o trabalho realizado pela Centrium fez foi de grande ajuda, pois hoje, temos mais controle, agilidade e assertividade em tudo o que fazemos”.
Jéssica Gesser, proprietária da Home Sport Center.
Conclusão
O ERP é um software projetado para integrar as diversas áreas da empresa, centralizando os dados para gerar informações que permitam aumentar a eficiência do negócio. Através de integrações com plataformas especializadas em operações complexas, o sistema passa a ser ainda mais integrado e possibilitando a implantação de controles e processos bem definidos para o negócio, potencializando seu crescimento.
Para saber como a solução da Centrium Sistemas de Gestão pode ajudar seu e-commerce a obter resultados, solicite o contato de nossos especialistas e conheça mais sobre o sistema.