Saber fazer gestão de estoque é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
Isso porque controlar os movimentos de entrada e saída de mercadorias é uma estratégia necessária para assegurar a lucratividade das operações.
O problema é que muitos empresários não sabem como realizar esta tarefa de maneira eficiente e, assim, a perda de dinheiro acaba se tornando inevitável.
Mas a boa notícia é que preparamos este artigo para facilitar o processo e te ajudar a melhorar o controle de estoque em sua empresa.
Portanto, não deixe de conferir!
O que é a gestão de estoque?
Gestão de estoque é, basicamente, manter a área de armazenamento dos produtos organizada, monitorando desde o fluxo de entradas e saídas até as perdas e a necessidade de novas compras.
O objetivo principal do controle de estoque é promover o equilíbrio entre compras, armazenamento e entregas. Desse modo, a empresa consegue evitar a falta ou o excesso de mercadorias, situações que podem gerar prejuízos para o caixa da empresa.
Por que fazer gestão de estoque em sua empresa?
Conforme já mencionamos, realizar um controle efetivo de estoque é primordial para um negócio bem-sucedido.
Mas, além disso, essa prática também é importante porque:
- Mantém as atividades produtivas em andamento;
- Garante a satisfação do cliente ao encontrar o produto que procura;
- Um estoque bem administrado amplia os lucros da empresa;
- Proporciona um importante diferencial competitivo;
- Fornece um grande volume de dados sobre cada etapa do processo;
- Permite negociar melhores condições com os fornecedores.
5 passos para fazer uma boa gestão de estoque
Agora que você já entende a importância de realizar uma gestão eficiente de estoque, veja como fazer isso, na prática.
Confira abaixo 5 dicas que irão melhorar o seu controle de estoque definitivamente.
1 – Registre as entradas e saídas
Se você deixar de registrar tudo o que entra e sai do seu estoque, jamais saberá quantidade de itens disponíveis. Além disso, você também terá dificuldade para acompanhar a necessidade de reposição das mercadorias.
Logo, para evitar esses problemas, o ideal é fazer o registro de todas as movimentações, incluindo os processos de troca e devolução. Assim, você não terá prejuízos pela falta ou excesso de produtos.
2 – Acompanhe o giro dos produtos
O giro de materiais nada mais é do que o tempo em que cada item permanece no estoque até que seja necessário realizar sua reposição.
Por exemplo, se a frequência de entregas de um determinado produto é alta e você tem um grande volume de saída, podemos dizer que este item é de alto giro. Logo, se ele esgotar, você certamente perderá vendas.
Para evitar este tipo de situação, realizar os pedidos de novos itens na hora certa e para não perder o timing, é necessário monitorar e calcular o giro de estoque.
Ademais, é importante acompanhar ainda os produtos de baixo giro, pois assim você reduz as chances de ter mercadorias encalhadas, o que também não é nada bom para o seu bolso.
3 – Realize inventários periódicos
Se você quer realmente fazer uma gestão de estoque eficiente, não pode deixar de realizar inventários periódicos para fazer o levantamento físico de todos os produtos em determinado período,afinal, esse mapeamento é muito importante para otimizar os processos e também para identificar o estado de conservação dos produtos.
Além disso, o inventário permite avaliar as datas de validade e desenvolver estratégias para facilitar a venda dos produtos que estão próximos ao vencimento.
Utilize ferramentas como coletores de dados ou seu próprio celular para agilizar o levantamento deste inventário, ganhando velocidade e segurança no processo.
4 – Padronize a descrição dos produtos
Cada produto possui suas particularidades. Muitas vezes, o mesmo item apresenta cores ou tamanhos distintos.
Então, para evitar erros, o ideal é padronizar a descrição dos produtos e descrevê-la o máximo possível para garantir o registro completo dos itens e permitir que as análises sejam realizadas com mais precisão.
5 – Integre o setor de estoque com outras áreas
Tanto o setor de compras quanto o de vendas dependem das informações de estoque para realizar seu trabalho da forma mais eficaz.
Por isso, uma das medidas mais assertivas que você pode tomar ao fazer gestão de estoque é compartilhar as informações com as outras áreas. Assim, é possível facilitar a troca de dados e automatizar as tarefas.
Não sabe como fazer?
Basta utilizar um bom ERP para gestão de estoque.
Além de te ajudar a organizar o seu estoque, esse tipo de solução também aumentará a eficiência e o faturamento do seu negócio.
Por fim, existem alguns métodos que podem ser adotados para facilitar a gestão de estoque e garantir ainda mais eficiência e economia nos processos internos de sua empresa.
Confira o material que a Centrium preparou para você com os principais tipos de estoque e faça a escolha certa para o seu empreendimento.