Os 30 anos da Centrium trazem marcos importantes para a história e evolução das vendas B2B. Isso porque, nas últimas décadas, as transformações tecnológicas têm impactado as relações de consumo.

Com a popularização da internet, o comprador passou a buscar informações sobre um produto ou serviço antes mesmo de entrar em contato com o vendedor.

Sendo assim, as estratégias tradicionais de venda não já não funcionam como antes. Mas afinal, o que o time comercial da sua empresa precisa fazer para acompanhar as constantes mudanças do mercado e garantir o sucesso do negócio?

Bem, em comemoração aos 30 anos da Centrium, nós separamos algumas dicas para aprimorar sua gestão empresarial e melhorar os resultados em vendas.

Acompanhe!

Linha do tempo 30 anos da Centrium

A  Centrium é uma empresa especializada no desenvolvimento de sistemas de gestão e oferece diversas soluções para pequenas e médias empresas de vários segmentos.

Antes de conferir as dicas de vendas e gestão que preparamos, confira uma breve retrospectiva sobre a Centrium e entenda sobre a relevância de sua atuação para a evolução das vendas e da tecnologia ao longo de três décadas.

1993 a 2000

 Em 1993 nascia a Centrium. Nessa época, os computadores pessoais (PCs) ainda não eram uma realidade nas mesas de trabalho da maioria das empresas.

Centrium versão DOS

Ainda se utilizavam mainframes ou computadores de médio porte para áreas de engenharia, folha de pagamento, etc, mas não para o dia a dia das empresas. “Editores de textos” eram as máquinas de escrever, planilhas eletrônicas eram na realidade folhas de papéis quadriculados preenchidas manualmente.”

Foi neste contexto que Maurício de Carvalho, fundador da Centrium, viu a oportunidade de utilizar um computador pessoal para obter informações gerenciais com maior agilidade.

A primeira linguagem utilizada pela Centrium era o “Clipper” rodando em bancos de dados “DBF” criados sob demanda para cada cliente.

Mais tarde, passou a operar com ferramentas que proporcionavam mais produtividade, o que também liberou a empresa de ficar “casada” com uma única linguagem e banco de dados. 
Posteriormente, foram sendo liberados os novos módulos do ERP ainda na linguagem Clipper com banco DBF.

Por fim, essa linguagem seria alterada para o FoxPro que permitiu um enorme ganho de performance nas aplicações geradas.

2000 a 2014

Nesta fase a Centrium deu um grande salto tecnológico e operacional.

Em 2000, o “bug do milênio” atingiu praticamente todos os sistemas do mundo. Como os computadores armazenavam as datas com apenas dois dígitos, a mudança de 1999 para 2000 poderia ser interpretada pelos sistemas como ano 1900 ou ano 2000, gerando diversas inconsistências nos dados.

A Centrium, que tinha seus sistemas em MS-DOS, viu nesse aparente problema duas grandes oportunidades: migrar sua tecnologia para Windows e, ao mesmo tempo, corrigir o problema do bug do milênio.

Tela de abertura Centrium versão Windows

Sendo assim, reescrevemos todo nosso ERP para funcionar em Windows, e a linguagem que escolhemos foi o Visual Foxpro. Tivemos que aprender a desenhar as telas e instalar os programas em Windows, algo mais complexo do que em DOS. Em paralelo, o “mouse” surgiu no mundo corporativo e tivemos que aprender como fazê-lo interagir com os usuários e sistemas.

Alguns anos depois, abandonamos nosso banco de dados “DBF” e mudamos para a tecnologia SQL com integridade transacional e relacional. Portanto, todas as linhas de código de acesso aos bancos de dados foram reescritas em milhares de programas para dar sustentação a essa nova tecnologia que proporcionou muito mais segurança, velocidade e qualidade ao nosso sistema.

Optamos pelo banco de dados Microsoft SQL, considerado um dos mais seguros do mundo, e estivemos entre os pioneiros em utilizá-lo no mundo corporativo das pequenas e médias empresas.

Essas mudanças tornaram nosso sistema mais seguro e veloz, e estabeleceram a Centrium como precursora no uso de tecnologias disruptivas.

Em 2001 o sistema operacional Windows XP foi lançado pela Microsoft e tornou-se uma das versões mais populares do Windows. A Apple também lançou o primeiro iPod, que revolucionou a maneira com que as pessoas ouvem música. A partir desta época, a tecnologia passou a fazer parte do dia a dia das pessoas.

 Nesta mesma época a Centrium novamente foi pioneira em atender a obrigatoriedade do PAF-ECF na automação comercial,  sendo uma das primeiras no estado de Santa Catarina. Posteriormente, a nova obrigatoriedade do TEF – Transferência Eletrônica de Fundos – foi exigida nos clientes de comércio e fizemos a homologação junto às operadoras de cartão de crédito em São Paulo.

Nesse período, novos módulos foram acrescentados ao ERP, como telemarketing, vendas, compras e PPCP, e os módulos já consolidados ganhavam novas funcionalidades a cada versão que lançávamos.

– 2014 a atual

A internet começava a se popularizar e a exigência do usuário por mobilidade estava crescendo, mas os programas em Windows não funcionavam nos navegadores de internet. Logo, era necessário reescrevê-los novamente em uma nova tecnologia, com novas regras de segurança e interfaces completamente diferentes.

Em 2014 realizamos a migração de Windows para plataforma Web, proporcionando aos nossos clientes uma experiência de liberdade, porém sem abrir mão da segurança, da qualidade e da confiabilidade das informações.

Em 2023 a Centrium completa 30 anos de atuação em setores como comércio, indústria (metalmecânico, elétrico/eletrônico, alimentício, borracha, etc), serviços e distribuidoras/atacadistas.

Centrium – Versão atual

 Atualmente, temos uma carteira com mais de 250 clientes e auxiliamos na gestão das empresas através de módulos de gerenciamento de vendas, faturamento, financeiro, BI, força de vendas, automação comercial, estoque, PCP, compras, ecommerce,  entre outros.

5 dicas para gerenciar melhor o seu negócio e vender mais

Agora, veja algumas práticas fundamentais para se preparar para atender a essa nova expectativa dos consumidores da era tecnológica:

1. Acompanhe o histórico das vendas

Ao monitorar o histórico das vendas, você aumenta as chances de vender mais. Ter um CRM integrado a um ERP fornece cenários confiáveis de toda a operação comercial, além de organizar a rotina da equipe, que poderá transformar orçamentos em pedidos de forma rápida e prática. 

2. Ofereça um catálogo digital aos potenciais clientes

 Tenha um catálogo digital para vendas B2B e aumente suas possibilidades de vendas. Proporcione ao cliente uma experiência de compra melhor, apresentando os produtos que sua empresa oferece, assim como imagens, descrições, vídeos, preços, etc. 

3. Facilite os meios de pagamento

Tenha o PIX integrado para acelerar o processo de recebimentos no momento das vendas, aumentar a segurança da transação e facilitar o trabalho da equipe financeira. Assim, sua empresa ganha escalabilidade e também a confiança do cliente.

4. Alinhe comercial e marketing para crescer as vendas.

É importante que a empresa tenha setores sintonizados, com uma comunicação unificada. Um bom ERP garante essa sincronia, por meio de um CRM e de um módulo de vendas.

5. Invista em Automação Comercial integrada a um ecommerce

 Tenha um sistema com soluções de NFE/NFCe/NFSe/PAF-ECF totalmente integrado com as gestões de estoques, comissões e soluções de pagamento como cartões de crédito/débito e PIX. Também integre seus estoques com seu e-commerce para que alterações de preços/saldos/promoções tenham uma informação única na loja física e virtual.

Por fim, você pode notar que o auxílio da tecnologia é indispensável para otimizar a gestão das vendas em um cenário de inovação como o de hoje.

Portanto, essas são dicas que, se colocadas em prática, te ajudarão a conquistar cada vez mais clientes.

E o melhor é que de onde vieram essas cinco dicas, têm muito mais.  

Para comemoração aos 30 anos da Centrium, preparamos um material com 30 insights para você aplicar na sua empresa.

Para conferir as outras dicas, é só baixar o e-book e ler!