Logística 4.0 é um conceito que surgiu na indústria e refere-se ao uso da tecnologia no processo logístico como estratégia para melhorar a qualidade do serviço.

Mas sua utilidade não se aplica apenas ao setor industrial, ou seja, ela pode ser adotada por diversos segmentos para estruturar os processos de logística e alavancar o negócio.

Além de gerar mais eficiência para as etapas de entrega de um produto, a automação logística também garante a satisfação dos clientes.

Quer saber como colocar a logística 4.0 em prática na sua empresa?

Então não deixe de continuar a leitura para entender tudo sobre o assunto.

O que é logística 4.0?

A logística 4.0 é considerada uma evolução da metodologia tradicional.

Isso porque ela faz uso de ferramentas e recursos tecnológicos para otimizar a gestão da cadeia de suprimentos e distribuição.

Os principais objetivos desta abordagem é aumentar a produtividade e a eficiência das operações de transporte, armazenamento e estoque, reduzindo os custos e a complexidade das tarefas envolvidas nesses processos.

Ademais, a logística ainda traz melhorias para a experiência do cliente, promovendo mais agilidade e precisão nas entregas.

Em síntese, a grande vantagem da logística 4.0 é a integração proporcionada pelas novas tecnologias, que permitem a construção de um fluxo de abastecimento conectado e muito mais moderno.

Leia mais: Como fazer gestão de estoque em 5 passos

Como a logística 4.0 impacta o seu negócio?

A logística 4.0 aprimora toda a operação empresarial, melhorando o fornecimento de matérias-primas e produtos para atender as demandas dos clientes.

Ela pode ser implementada em pequenas, médias e grandes empresas com o auxílio de tecnologias como, por exemplo, Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), Machine Learning, Computação em Nuvem, Big Data, entre outros.

Assim, a integração dessas tecnologias permite centralizar um grande volume de dados, otimizando o ecossistema como um todo.

Desse modo, a empresa pode alcançar melhores resultados, como:

· Digitalização do ecossistema logístico;

· Mais qualidade de entrega;

· Redução de custos;

· Personalização e melhora na experiência do cliente;

· Tomada de decisões estratégicas.

Conforme você pode notar, a logística 4.0 é fundamental para uma empresa, sobretudo porque gera mais competitividade e mais lucratividade para o negócio.

Leia mais: Gestão de Logística e Produção, dicas e cursos para ser um líder melhor

logística 4.0 - centrium

Quais são os benefícios da logística 4.0?

A logística traz uma série de benefícios significativos para as companhias. A seguir, você confere alguns dos principais benefícios da logística 4.0:

Mais eficiência operacional

Implementando a logística 4.0, é possível eliminar os gargalos, tornando a operação mais eficiente.

Em outras palavras, esse método otimiza a eficiência operacional de forma que os produtos cheguem até as prateleiras ou aos clientes mais rápido.

Dados em tempo real

Por meio da logística 4.0, fica mais fácil controlar cada etapa do processo produtivo e logístico, afinal, você tem acesso a dados precisos e valiosos.

Além de melhorar a análise de indicadores de desempenho logístico, esses dados também ajudam a orientar a estratégia da empresa, promovendo tomadas de decisão mais assertivas.

Aumento da satisfação dos clientes

Uma cadeia logística interconectada impacta positivamente na própria visão do cliente.

Assim, você pode minimizar a ocorrência de erros nos pedidos e aumentar a satisfação dos clientes.

A logística 4.0 reduz as perdas na companhia

Com a automatização de todo o processo logístico, a empresa consegue reduzir facilmente os retrabalhos, evitando problemas como perdas, extravios no transporte, além de outros danos que possam gerar aumento nos gastos organizacionais e insatisfação do cliente.

Agilidade na resposta

 Além disso, uma cadeia de suprimentos eficiente permite que as empresas respondam rapidamente a mudanças nas demandas do mercado e a eventos imprevistos, como interrupções na cadeia de abastecimento.

Implementando a logística 4.0 em sua empresa


A princípio, para implementar a logística 4.0 em uma organização, é necessário criar um planejamento estratégico, além de investir em tecnologia.

Sendo assim, confira as tecnologias recentes que você pode adotar para colocar este modelo de logística em prática na sua empresa.

Internet das Coisas:

A internet das Coisas (IoT) permite conectar equipamentos que já utilizamos no dia a dia à internet.

Alguns desses equipamentos funcionam de forma automatizada, mediante orientações estipuladas pelos sistemas.

Inteligência Artificial (IA):

A IA utiliza máquinas para realizar atividades humanas de maneira autônoma.

 Assim, possibilita a tomada de decisões automatizada durante os processos, prevendo comportamentos e antecipando os possíveis problemas do setor.

Cloud Computing:

É uma tecnologia que permite acesso remoto a softwares, armazenamento de arquivos e processamento de dados através da internet.

A Cloud Computing garante mais economia, agilidade e segurança em relação ao acesso aos dados.

Leia mais: Sistema de gestão local ou em nuvem: qual o melhor?

Big Data: 

O termo Big Data diz respeito a um grande conjunto de dados que precisam ser armazenados e processados para gerar informações úteis para o negócio.

A área de logística lida diariamente com um grande volume de informações e diversos dados que são importantes para a empresa.

Isso porque a análise desses dados fornece uma visão mais estratégica de toda a cadeia produtiva.

Machine Learning: 

O Machine Learning é um recurso da logística 4.0 que faz a análise automática de informações, permitindo que as máquinas possam ser treinadas para executar tarefas de maneira autônoma.

Software ERP:

O software ERP (Enterprise Resource Planning) é uma ferramenta primordial para a implantação da logística 4.0, afinal, trata-se de um sistema de gestão desenvolvido para integrar processos de forma inteligente e otimizar o tempo.

Como resultado, a empresa ganha mais eficiência e produtividade.

O ERP Centrium é uma solução completa para empresas que desejam modernizar suas operações e fazer parte da logística 4.0.

Quer entender melhor como o software pode ajudar no crescimento do seu negócio?

Fale com um de nossos especialistas agora mesmo