O ERP é um sistema de gestão que permite administrar diferentes atividades, processos e informações dentro de uma empresa.

Em outras palavras, trata-se de um software inteligente desenvolvido para conectar as várias áreas do negócio, automatizando os processos operacionais.

Portanto, o ERP é uma solução que maximiza o controle da sua empresa e facilita a tomada de decisões estratégicas.

No entanto, se você pensa em utilizar um software de gestão, precisa optar pelo sistema local ou em nuvem.

Você sabe qual é melhor escolha para o seu negócio?

Bem, se não faz ideia, tudo bem.

Neste artigo, você vai saber quais as diferenças entre esses dois modelos.

Confira!

Sistema de gestão em nuvem

ERP local X na nuvem

Em primeiro lugar, vamos explicar as diferenças entre o sistema de gestão local e na nuvem.

A princípio, como o nome já indica, o ERP local é instalado e hospedado em um servidor local, também chamado de On Premises.

Neste caso, o backup de informações é realizado em um servidor dentro da sua empresa. Logo, para que o sistema funcione corretamente, é necessário contar com o suporte de um profissional de TI.

Por outro lado, o ERP em nuvem ou On Cloud é armazenado em servidores remotos, permitindo que o sistema de gestão seja acessado de qualquer lugar, desde que você esteja conectado a internet.

Custo-benefício

Conforme mencionamos, a instalação de um ERP On Premises necessita de uma infraestrura de servidores físicos (hardwares), o que exige um investimento inicial maior em relação a um sistema ERP On Cloud.

Além disso, você também terá custos com profissionais de TI para a manutenção dos hardwares, e também com a cessão de uso do sistema de gestão e com outros recursos, como com o banco de dados, por exemplo.

Em contrapartida, quando você opta por um sistema de gestão em nuvem, não precisa adquirir o programa, mas apenas o acesso a ele.

Dessa forma, existe apenas a licença de uso e o pagamento é feito na modalidade de assinatura, ou seja, através de planos mensais, trimestrais ou anuais, o que permite alinhar o pagamento com o fluxo de caixa da empresa. 

Logo, os gastos com o sistema em nuvem são menores e mais previsíveis, promovendo um melhor custo-benefício.  

Conheça outras vantagens e desvantagens de cada tipo de ERP

Confira abaixo, as principais vantagens e desvantagens de cada modelo de ERP.

ERP local

Vantagens:

Desvantagens:

ERP na nuvem

Vantagens:

Desvantagens

Sistema de gestão - qual o melhor

Afinal, qual é o melhor sistema de gestão – online ou em nuvem?

Como você deve ter notado, o ERP em nuvem entrega mais benefícios em comparação ao modelo On Premises.

Contudo, antes de escolher a melhor opção de ERP, é fundamental entender o seu negócio e das possibilidades quando o assunto é a implementação de novas tecnologias.

Nesse sentido, há algumas perguntas que poderão te ajudar a definir o sistema de gestão ideal para o seu negócio:

Por fim, após responder a essas perguntas, você terá mais clareza sobre o modelo de sistema de gestão ideal para sua empresa.

O ERP Centrium é um sistema 100% WEB, operando com os servidores Microsoft Azure, utilizando o melhor da tecnologia Microsoft na entrega do sistema robusto e seguro!

Mas, se ainda assim, você tiver alguma dúvida e precisar de ajuda, conte conosco, nossos especialistas podem te ajudar a encontrar a melhor solução para o seu negócio.

Fale conosco

Para ampliar seu conhecimento sobre o tema, recomendamos a leitura deste artigo, do IT Forum:

Leia também: