Os indicadores de performance ou Key-Performance Indicators (KPIs) são ferramentas de gestão indispensáveis para qualquer negócio.
Eles devem ser utilizados diariamente para acompanhar a evolução do trabalho de todos os setores da empresa e fazer os ajustes necessários.
Essas métricas permitem que o gestor tenha uma visão ampla e precisa sobre um processo, projeto, departamento ou mesmo sobre a empresa como um todo.
Essa mesma visão ainda gera dados que servem de base para decisões mais certeiras.
Ficou interessado em saber mais sobre os indicadores de performance?
Basta continuar a leitura!
Por que usar indicadores de performance?
Antes de tudo, um indicador de performance nada mais é do que uma métrica mensurável que mostra qual o nível de sucesso da empresa em relação a uma determinada meta.
Existem indicadores de alto nível, que focam em pontos gerenciais do desempenho do negócio e indicadores de baixo nível, que focam no desempenho de processos e departamentos.
Mas, para que servem os indicadores de performance?
Bem, eles te ajudam a medir a eficiência, o desempenho e os pontos de atenção da sua operação.
Em outras palavras, os indicadores fornecem dados mensuráveis sobre como a empresa está e sobre o que é preciso fazer para melhorar seus resultados.
A importância de definir bons indicadores
Sem dúvida, os indicadores de performance são essenciais para que você consiga alcançar as metas estabelecidas no planejamento estratégico da empresa.
No entanto, para compreender quais esforços o time emprega é preciso medir os indicadores certos.
Uma boa gestão de KPIs proporciona muitos benefícios, como:
- Conectar o propósito do negócio à cultura da empresa;
- Manter os colaboradores engajados em busca de melhores resultados;
- Ajudar os funcionários e entender seu desempenho;
Como reconhecer um bom indicador de desempenho?
Em primeiro lugar, bons KPIs devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e ligados a um determinado período de tempo (Metas Smart).
Além disso, é considerado um indicador eficaz aquele que possui as seguintes características:
- Ser de fácil entendimento;
- Coletar dados mensuráveis e concretos;
- Orientar as decisões estratégicas;
- Estar alinhado aos objetivos da empresa;
- Fazer parte da rotina da empresa;
Veja alguns exemplos de indicadores de performance
Conforme dissemos anteriormente, os indicadores de desempenho podem ser aplicados para mensurar os resultados da empresa, de um setor, de um colaborador ou de um projeto.
Mas, quais KPIs escolher?
A seguir, daremos alguns exemplos de indicadores que você pode definir e utilizar em sua operação.
Confira!
Indicador de performance operacional
Este é um indicador que está diretamente relacionado à cadeia produtiva da empresa.
Além disso, ele está associado ao índice de produção individual, mas com o objetivo de medir um panorama geral no que se refere à produção da empresa.
Os principais indicadores operacionais são:
- Tempo produtivo real;
- Tempo de ociosidade;
- O tempo do supply chain;
- Não conformidade nos produtos;
- Nível de desperdício de materiais.
Indicadores de performance de RH
Os indicadores de RH, por sua vez, medem a eficiência das ações e processos da gestão de capital humano e departamento pessoal.
Esses KPIs são fundamentais para uma tomada de decisão baseada em dados, o famoso data driven.
Dentre os indicadores de RH, temos:
- ROI de treinamentos;
- taxa de turnover;
- Índice de absenteísmo;
- Índice de presenteísmo;
- Avaliação de aprendizagem;
- Índice de retenção de talentos.
Indicadores de desempenho de vendas
Já os KPIs de vendas servem para mensurar o desempenho e a eficácia dos processos comerciais em sua empresa.
A análise desses indicadores é importante para garantir o equilíbrio financeiro do negócio e entender questões ligadas à lucratividade e faturamento das operações.
Exemplos de indicadores de vendas:
- Tempo de venda;
- Ticket médio;
- Taxa de conversão;
- Custo de aquisição de clientes;
- Taxa de rotatividade dos clientes;
- Receita por representante de vendas;
- Taxas de upselling e cross-selling.
Indicadores de performance financeira
A função dos indicadores financeiros é medir os resultados da empresa do ponto de vista das finanças.
Nessa análise entram os custos atrelados à produção e à logística, por exemplo.
Os indicadores financeiros mais utilizados são:
- Retorno sobre Investimento (ROI);
- Rentabilidade;
- Lucratividade;
- Custos fixos e variáveis;
- Margem de contribuição;
- Break even (ponto de equilíbrio).
KPIs de Logística
Os indicadores de logística permitem medir a performance da gestão logística e dos processos empresariais.
Além disso, eles são fundamentais porque auxiliam as lideranças na criação e no aprimoramento da estratégia de entrega e de roteirização.
Os indicadores podem ser:
- Giro do estoque;
- Prazo de entrega;
- Perfect order rate;
- Custos de armazenagem;
- Tempo de ciclo do pedido;
- OTIF ou On-Time In-Full (mede a qualidade e pontualidade das entregas).
Indicadores de marketing
Por fim, os KPIs de marketing servem para medir as ações e táticas de atração, retenção e fidelização de prospects, leads e clientes.
Eles podem ser empregados tanto nas estratégias online quanto nas offline.
Os principais indicadores de performance desta área são:
- Visitas únicas;
- Número de leads;
- Taxa de rejeição;
- Custo por lead;
- Posição das palavras-chave;
- Número de menções nas mídias sociais
Como monitorar os indicadores de performance do seu negócio?
Além de definir os KPIs corretamente, é preciso fazer o seu monitoramento de forma eficaz.
Alguns gestores ainda fazem esse acompanhamento de forma manual, o que gera muitos erros e informações imprecisas.
A melhor maneira de gerenciar os indicadores de performance é com o auxílio da tecnologia. A Centrium oferece no módulo de BI uma visão ampla, ágil e integrada da performance da sua empresa.
Assim, você consegue visualizar seus KPIs em tempo real, em um mesmo lugar e ainda obter relatórios personalizados para uma gestão mais eficiente.
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