O ERP é um sistema de gestão que vem sendo adotado por empresas de diversos segmentos, inclusive pelas distribuidoras. 

Além de um crescimento sustentável, o uso dessa ferramenta promove mais competitividade e assertividade ao negócio.

Afinal, ele conecta todas as áreas da empresa, possibilitando processos mais ágeis e eficientes.

Além disso, o ERP elimina os erros e falhas, potencializando os resultados da sua empresa.

Confira todos os benefícios que o sistema propicia à sua distribuidora.

erp para distribuidora

Como funciona um software ERP?

O ERP é um sistema de gestão empresarial que unifica os diversos setores da sua distribuidora para facilitar o trabalho e a comunicação entre eles.

Assim, o comercial, o financeiro, o estoque e a expedição podem utilizar o mesmo software para evitar retrabalhos e interligar todas as informações de forma inteligente.

Em outras palavras, o ERP funciona centralizando a comunicação entre as áreas da empresa, tornando a tomada de decisão mais assertiva. 

Em geral, um sistema ERP possui módulos que correspondem aos departamentos da empresa. 

Por exemplo, o responsável financeiro consegue saber em tempo real quais são as receitas e despesas, tendo um melhor controle do fluxo de caixa.

Assim, é possível ter uma visão rápida e clara sobre as finanças da distribuidora. 

Da mesma forma, as demais atividades que compreendem a rotina operacional do negócio podem ser automatizadas para facilitar o trabalho dos gestores.

Por que investir em um ERP para sua distribuidora?

Até pouco tempo atrás, as empresas faziam seus controles operacionais de forma manual.

Os gestores lidavam com planilhas extensas e complicadas, que geravam muitas vezes, dados e informações incompletos e equivocados.

Mas nos últimos anos as planilhas têm dado lugar a soluções tecnológicas, desenvolvidas para otimizar o tempo e os processos internos.

Portanto, adotar um ERP torna sua distribuidora mais rentável e competitiva.

Com todos os setores atuando conjuntamente, fica mais fácil entender quais são as melhorias necessárias para a expansão do negócio. 

Além disso, ao eliminar os retrabalhos administrativos, sua equipe também passa a focar em tarefas estratégicas que poderão trazer mais lucratividade. 

Como escolher o melhor ERP para distribuidora?

O que você espera ao implementar uma ferramenta tecnológica em sua empresa?

Certamente, você deseja que ela te ajude a ter mais produtividade e menos custos, correto?

Enfim, tudo isso se traduz em mais oportunidades para o seu negócio.

Portanto, se é isso que você busca, conheça as funcionalidades que não podem faltar no sistema de gestão da sua distribuidora.

via GIPHY

Integração entre os departamentos

Um bom ERP deve cruzar as informações de todos os setores do seu negócio e armazenar esses dados em uma única plataforma.

Desse modo, sua distribuidora terá uma comunicação com mais rapidez e confiabilidade.

Para se ter uma ideia, a falta de um produto no estoque emitirá, automaticamente, um alerta para o setor de compras, sem a necessidade de realizar esse pedido manualmente.

Emissão de relatórios gerenciais

Avalie se o software de gestão que você pensa em adotar entrega relatórios gerenciais e disponibiliza ferramentas como Business Intelligence

Esse é um recurso indispensável, pois pode indicar informações importantes, desde a produtividade até falhas no processo.

Dentre os relatórios mais relevantes para distribuidoras estão o de evolução e sazonalidade/geolocalização das vendas, além do de acompanhamento dos pedidos.

Visão consolidada dos canais

Uma distribuidora pode usar diversos canais de venda, como, por exemplo, representantes, lojas físicas, e-commerces, etc.

Fazer o controle de estoque de todos esses canais pode ser um desafio, mas, se os setores têm acesso a informações completas e atualizadas, fica mais fácil fazer esse gerenciamento. 

Controle de estoque

O ERP para distribuidoras também precisa oferecer a função controle de estoque.

Assim, o gestor garante o total controle dos itens (estoque disponível, estoque mínimo, reserva de estoque e estoques em poder de terceiros).

Além disso, o ERP permite acompanhar as trocas e devoluções, consultar saldos em tempo real, monitorar as movimentações e identificar produtos sem giro.

Planejamento de compras

O melhor ERP para distribuidoras é aquele que permite definir tabelas de preços especiais para cada item e cliente com base na margem de contribuição pré-estabelecida, nos produtos com mais saída e de acordo com a situação financeira da empresa.

Todos esses aspectos proporcionam um planejamento de compras mais assertivo.

Gestão financeira

Além de todos os recursos que mencionamos, o ERP escolhido deve ter também um módulo específico para gerir a área financeira da distribuidora. 

Ou seja, funcionalidades como controle de fluxo de caixa, contas a pagar e contas a receber, conciliação bancária, fechamento de caixa, emissão de nota fiscal e gestão de contratos. 

Com recursos completos, sua empresa terá mais oportunidades e melhores resultados.

Por fim, agora que você já sabe como um sistema de gestão pode ajudar o seu sua empresa, que tal conhecer o ERP da Centrium Sistemas de Gestão?

Ele foi desenvolvido para atender às principais necessidades de distribuidores e atacadistas, promovendo mais autonomia, agilidade e excelência ao negócio.

Saiba mais sobre nosso ERP