Estar a par das tendências de ERP é uma estratégia primordial para o setor atacadista.
Isso porque na Era Digital, as empresas do segmento devem utilizar soluções que as ajudem a atender as demandas dos clientes de maneira ágil e eficiente.
Além disso, quando o assunto é tecnologia, é preciso ficar atento para conseguir acompanhar as constantes transformações do mercado.
Se você deseja impulsionar ainda mais o seu negócio e obter sucesso como atacadista, não deixe de conferir as principais tendências de ERP para a área.
3 tendências de ERP para empresas atacadistas
O ERP desempenha um papel essencial no aumento da eficiência operacional do setor de atacado, pois, além de unificar e automatizar os processos, o software de gestão também ajuda a reduzir erros e retrabalhos, aumentando a produtividade.
A seguir, conheça as três tendências de ERP para atacado:
1. Adaptação às transformações mercadológicas
A primeira tendência está relacionada ao crescimento dos canais de atendimento ao consumidor.
A necessidade de integração desses múltiplos canais aliada ao anseio do cliente por uma boa experiência de consumo, faz com que as empresas se adaptem para atender as demandas do público consumidor.
Mas essa adaptação só é possível devido às soluções tecnológicas, pois elas promovem mais conectividade entre o atacado, seus clientes e fornecedores.
Assim, os ERPs que fazem uso de tecnologias recentes como, por exemplo, inteligência artificial, apresentam um potencial maior para melhorar a performance gerencial das empresas e atacado.
2. Atendimento via e-commerce
Com a digitalização dos negócios e com a expansão do comércio eletrônico, o atendimento tende a ser cada vez mais virtual.
Isso porque os clientes do setor de atacado dispõem de pouco tempo para atendimentos presenciais.
Desse modo, o cliente do atacado espera ter acesso a um canal pelo qual ele possa comprar em qualquer horário, conforme sua necessidade.
E para que o seu cliente interaja com sua empresa de maneira virtual e efetiva, você precisa de boas tecnologias e de um ERP inteligente. afinal, com soluções eficientes fica mais fácil entender toda a jornada e construir um relacionamento sólido com o consumidor.
3. Tecnologização do cliente
A terceira tendência de ERP para o setor atacadista é a tecnologização do cliente, ou seja, quem compra do atacado está cada vez mais tecnológico.
Nesse aspecto, o ERP é de grande ajuda, visto que conta com diversas funcionalidades que permitem prestar um atendimento ágil, preciso e eficiente.
Mas, vale ressaltar que, para ter resultados expressivos, é preciso se certificar se o ERP escolhido está alinhado com o plano de crescimento do seu negócio.
Conheça o ERP Centrium e entenda como o sistema pode ajudar distribuidoras e atacadistas a alavancar o negócio.