Apostar nas vendas de final de ano é uma boa estratégia para aumentar o faturamento do seu negócio. Isso porque as festividades desta época são uma boa oportunidade para conquistar mais clientes e garantir mais tranquilidade financeira para o início do próximo ano.

No entanto, para ter bons resultados, é preciso ficar atento às dicas que preparamos sobre o assunto. 

Boa leitura!

desenho ilustrando vendedores que se planejaram e terão melhores vendas de final de ano

Confira 7dicas para vender mais no fim do ano: 

Veja as dicas e estratégias que te ajudarão a lucrar mais com as datas comemorativas de Natal e Ano Novo:

1 – Planeje as promoções 

Ao fazer promoções para vender mais no final do ano, não basta reduzir o preço dos produtos. Aliás, um preço muito baixo pode influenciar na percepção de valor do produto e espantar os clientes. 

Por isso, antes de criar uma campanha promocional, é necessário planejar. É preciso entender o desejo dos consumidores para fazer ofertas sob medida. No entanto, também é muito importante conhecer bem a margem de lucro do negócio para não ficar no prejuízo. Assim, você terá mais segurança na hora de reduzir o preço final. 

Além disso, negocie com antecedência os espaços publicitários, pois se deixar para a última hora, sua empresa poderá ficar com os menos interessantes. 

2 – Analise o estoque para as vendas de final de ano

Ao contrário do que pensam muitos empresários, o fim de ano nem sempre é o momento para encher o estoque. Nesse aspecto, o mais prudente é evitar estoques excessivos para não  ficar com mercadorias encalhadas ou perder venda.

Ao invés disso, faça um bom gerenciamento de estoque e pense em estratégias para promover os produtos que já estão parados. Compre apenas aqueles produtos que possuem maior giro de venda.

3 – Negocie com os fornecedores

Sempre tente negociar com seus fornecedores, mas, para isso, foque em construir um relacionamento mais próximo com cada um deles para facilitar o processo. 

Isso também vale para quem tem um negócio online e precisa de transportadoras. Leve em consideração os melhores custos de transporte, manuseio e condições de pagamento. 

Além disso, para oferecer ao cliente um preço final mais atrativo, priorize o melhor desconto e prazo. Desse modo, você também consegue assegurar um bom fluxo de caixa. 

Aqui, temos uma dica valiosa que vai te ajudar a poupar muito tempo: gerencie as negociações com os fornecedores através de um sistema automatizado para comércio e varejo.

4 – Treine a equipe de vendas para o crescimento da demanda

Como o volume de vendas no final do ano costuma ser maior, é indispensável preparar o time de vendas para os dias de maior movimento. 

Além disso, se necessário, contrate funcionários temporários para esse período, assim fica mais fácil manter um atendimento de alta qualidade.

Você também pode contar com o auxílio da tecnologia para agilizar a comunicação com os clientes. O chatbot, por exemplo, é um recurso muito eficiente, pois permite escalar a comunicação com os clientes, mantendo conversas personalizadas. Se sua empresa atende a outras empresas, um Portal B2B pode ajudar bastante no aumento do seu volume de vendas.

5 – Priorize a experiência do cliente para aumentar as vendas de final de ano

Se sua empresa deseja expandir a lista de clientes no fim do ano, ela precisa se esforçar para entregar a melhor experiência de consumo ao cliente.

Para lojas físicas, vale trabalhar a exposição dos produtos para chamar a atenção do público, aumentar a quantidade de caixas, evitando a formação de filas intermináveis e etc.

Já as lojas virtuais e e-commerces, devem investir em plataformas responsivas e na mudança de layout para despertar o interesse do usuário.

 Outra tática que facilita o processo de compras e promove uma experiência mais positiva é diversificar as formas de pagamento, oferecendo PIX, cartão de crédito, débito, entre outros. Assim, o cliente pode escolher a modalidade que melhor o atende naquele momento.

6- Aproveite o pós-venda para lucrar ainda mais

Sua empresa não deve se preocupar apenas com as vendas de final de ano, mas também com um bom serviço de pós-venda. Isso porque o momento da troca de um produto é uma boa oportunidade para o cliente gastar mais dinheiro em seu estabelecimento.

Portanto, não deixe de dar atenção aos consumidores que retornam à loja. Até mesmo porque a troca também pode render novos clientes, então preste sempre um atendimento de primeira.

7 – Invista em um ERP para automatizar processos e fidelizar clientes

Ainda melhor do que ver novos clientes entrando é ter a satisfação de fidelizá-los, afinal, adquirir um novo cliente custa muito mais do que fidelizar um comprador já existente. Dito isso, fica evidente a necessidade traçar estratégias que permitam uma parceria efetiva e duradoura.

Nesse contexto, ter um sistema ERP, como o da Centrium é primordial para fidelizar clientes, pois além de otimizar o fluxo de trabalho da empresa como um todo, o sistema de gestão também automatiza a coleta de dados e relatórios sobre os clientes e as vendas. Desse modo, você consegue saber as áreas que merecem atenção especial e ainda montar a melhor estratégia para melhorar as vendas de final de ano.

Leitura recomendada: Sistema de gestão local ou em nuvem: qual o melhor?

Gostou das dicas?

Então é hora de agir rápido e colocá-las em prática o quanto antes, até mesmo porque é provável que seus concorrentes já tenham lido este artigo. Portanto, não perca mais tempo e boas vendas neste fim de ano!

Confira também as dicas do SEBRAE para alavancar as suas vendas de final de ano

Aproveite ainda para baixar nosso guia prático que te ensina a atrair clientes para sua loja e a vender mais.

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