O Pix chegou ao mercado em 2020, trazendo muita praticidade e agilidade para as transações financeiras.  Não é exagero dizer que o método de pagamento mudou a maneira como as pessoas administram seu dinheiro.

Tanta praticidade e inovação fez com que o PIX se popularizasse e se tornasse o meio de pagamento preferido pelos consumidores.

Quer entender melhor como se deu essa revolução? Então não deixe de ler os próximos parágrafos.

Usuários fazendo trasnferências entre si via pix com smartphones nas mãos.

O sucesso em números

O número de pagamentos feitos pela nova forma de pagamentos e transferências tem aumentado significativamente com o passar do tempo. 

Segundo o Banco Central, as operações realizadas no último trimestre de 2021 superaram os pagamentos feitos com cartão de crédito e débito. Já neste ano, somente em janeiro, foram registradas mais de 1,3 bilhões de transações. É muita coisa, não é mesmo? 

Mas, e se eu te disser que no último dia 6 de abril foram realizadas quase 60 milhões de transferências instantâneas? É isso mesmo!

Com números como esses, é impossível questionar o sucesso do Pix e a melhora que ele proporcionou para a experiência do usuário.

Como o Pix transformou o mercado de serviços financeiros?

Com o surgimento da novidade e das fintechs, os bancos tradicionais, que cobravam altas taxas de transferências, perderam a hegemonia e, com isso, houve uma ampliação do acesso aos serviços bancários.

Hoje, os bancos digitais conquistaram a confiança das pessoas e são considerados uma das melhores opções financeiras, sobretudo pela facilidade de acesso aos seus serviços, mas também pela rapidez e transparência. 

Nesse sentido, os bancos digitais oferecem muitos benefícios como, por exemplo, atendimento digital, pouca burocracia, isenção na cobrança de taxas, investimentos mais acessíveis, entre outros.

Mas, diante das vantagens oferecidas pelo Pix, essas instituições financeiras se viram obrigadas a mudar, afinal, os bancos precisariam inovar para continuar competitivos e rentáveis.

O Pix é uma modalidade de pagamento que permite fazer transferências entre contas em apenas 10 segundos, 24 horas por dia, 7 dias por semana e sem cobrar taxas. Além disso, oferece diversas possibilidades, como pagamento de boletos, parcelamento de compras, agendamento, Pix Saque, Pix Troco etc.

Em síntese, o Pix é um meio de pagamento realmente vantajoso e a velocidade de seu processamento fez instituições financeiras e empresas de diversos segmentos se adaptarem a ele.

Nesse contexto, o aumento das transações bancárias realizadas pelo Pix impacta diversos aspectos da gestão do seu negócio, principalmente no setor financeiro. E para acelerar o processo de pagamento, sua empresa precisa de um recurso financeiro eficiente para organizar e controlar as transferências recebidas por Pix.

Sua empresa já recebe os pagamentos via PIX?

Nós temos uma novidade que vai te ajudar nesse processo: o sistema de gestão da Centrium agora tem integração com o PIX, automatizando o processo e garantindo a segurança da transação

 Logo, o setor financeiro da sua empresa ficará ainda mais eficiente, já que não precisará mais conferir manualmente o extrato bancário para saber se o pagamento foi efetivado, afinal, o sistema faz isso automaticamente, veja como funciona:

1 – Seu cliente escolhe a forma de pagamento PIX para concluir a sua compra
2 – Ao selecionar esta forma de pagamento, o Centrium irá automaticamente gerar um QR Code para realização do pagamento
3 – Seu cliente faz a leitura do QR Code gerado, fazendo então o PIX para sua conta
4 – O Centrium monitora essa movimentação e, ao identificar o pagamento feito com sucesso, realiza o lançamento deste valor e libera a conclusão do cupom fiscal, tudo acontece em menos de 10 segundos. 

Portanto, você também terá mais agilidade na hora de fazer uma venda usando o Pix como meio de pagamento.

Quer saber mais sobre a funcionalidade?